Construções em steel frame podem contribuir para obtenção da LEED

Criada nos EUA, certificação estabelece critérios e reconhece edificações sustentáveis dentro da indústria da construção

Por Conexão Construção 21/02/2022 - 11:11 hs
Foto: Barbieri do Brasil
Construções em steel frame podem contribuir para obtenção da LEED
Steel frame é baseado na utilização de perfis estruturais de aço galvanizado leve

Com os efeitos cada vez mais evidentes das mudanças climáticas, a necessidade de reavaliarmos nossos sistemas construtivos, optando por opções menos prejudiciais ao meio ambiente, se tornou cada vez mais necessária. O sistema construtivo em steel frame é uma opção sustentável, utilizando perfis de aço galvanizado, e que atende a maior parte dos requisitos da certificação internacional LEED.

LEED é um sistema de certificação de edifícios sustentáveis criado pelo Conselho de Construção Verde dos Estados Unidos em 1993. O termo vem do inglês e significa Liderança em Energia e Design Ambiental (Leadership in Energy and Environmental Design)

A certificação LEED é uma ferramenta muito valiosa para avançar no desenvolvimento de sistemas e metodologias sustentáveis dentro da indústria da construção, uma vez que oferece uma verificação independente do efeito que uma obra tem sobre o meio ambiente e seus habitantes, e oferece diretrizes para garantir a redução do seu impacto ambiental.

“Um edifício é "sustentável" na medida em que o seu desenho e processo de construção garantem a utilização racional de energia, materiais e outros recursos essenciais como a água. O sistema LEED leva em consideração esses e outros aspectos, e oferece diferentes níveis de certificação de acordo com o grau de adaptação de uma obra às suas normas”, explica Leonardo Formiga, engenheiro e gerente comercial da Barbieri do Brasil.

No geral, uma construção que foi certificada LEED preenche alguns critérios básicos: é um local mais saudável e seguro para seus ocupantes; reduz a emissão de gases nocivos para a atmosfera; demonstra compromisso com a luta contra as mudanças climáticas.

Como o Steel Frame contribui para a obtenção de pontos na LEED?

O steel frame é um sistema construtivo industrializado baseado na utilização de perfis estruturais de aço galvanizado leve. É caracterizado pela sua flexibilidade, durabilidade e eficiência energética, assim podendo contribuir para a certificação LEED de diferentes maneiras: 

•As estruturas e componentes de aço costumam ser pré-fabricados, com grande parte do processo de construção ocorrendo fora da obra. Isso diminui a probabilidade de alterações no local, um requisito da categoria Locais Sustentáveis no LEED V4.

•As construções em steel frame podem atingir um nível significativo de eficiência energética com a utilização de isolantes térmicos, garantindo uma utilização mais racional dos recursos. Este é um requisito que atende a categoria “Energia e Atmosfera” na LEED V4.

•Os materiais de aço para steel frame podem ser fabricados de acordo com especificações precisas, com desperdício mínimo na obra. Reduzir os resíduos de construção e demolição é um requisito da categoria “Materiais e Recursos” na LEED V4.

•A flexibilidade e durabilidade das obras em steel frame facilitam a sua renovação e reaproveitamento. A realização de modificações ou ampliações pode ser feita sem comprometer a estrutura como um todo, reduzindo tempo e custos. Isso é mencionado como uma recomendação na categoria “Materiais e Recursos” da LEED V4.

A possibilidade de reciclar os materiais intervenientes, tanto pré como pós construção, também fornece pontos LEED na categoria Materiais e Recursos. Nesse sentido, o aço dos perfis do steel frame contém percentuais de material reciclado que permitem pontuar nesta categoria.

“A arquitetura sustentável é uma necessidade crescente frente aos múltiplos desafios apresentados pelas mudanças climáticas. Nesse sentido, o sistema LEED oferece um caminho para a construção de obras que possam atender às necessidades atuais sem comprometer o bem-estar das gerações futuras, algo em que a construção a seco e o steel frame têm muito a contribuir”, comenta Leonardo.