Seminário em Santa Catarina discutirá as estruturas pré-fabricadas de concreto

Evento será promovido pela Abcic em 05 de abril

Por Conexão Construção 16/03/2018 - 16:14 hs

A cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, será sede do Seminário Regional: Estruturas Pré-Fabricadas de Concreto – Sustentabilidade, Produtividade, Inovação e Tecnologia, da Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (Abcic), no dia 5 de abril.

Destinado aos profissionais da cadeia produtiva da construção civil, engenheiros, arquitetos, técnicos, gestores, professores e pesquisadores com interesse em aumento da produtividade, construção sustentável e industrialização da construção, o evento terá uma programação abrangente, formada por sete palestras ministradas por profissionais conceituados do setor.

A abertura do Seminário ficará a cargo da presidente-executiva da Abcic, Íria Doniak, que mostrará a importância do Selo de Excelência Abcic para os contínuos avanços tecnológicos e de qualidade das estruturas pré-fabricadas conseguidos pelas empresas do segmento. O Selo é um programa de certificação do setor de pré-moldados de concreto, que atesta a conformidade aos padrões de tecnologia, qualidade, segurança, meio ambiente e desempenho das empresas do setor de pré-fabricados. Os regimentos e normas do selo têm por referência as Normas Técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas aplicáveis ao processo e ao produto, as normas ISO 9001 e 14001, as NR-18 e NR-9 de segurança e saúde ocupacional na construção civil e o funcionamento de programas internacionais, como é o caso do PCI Plant Certification, do instituto de pré-fabricado americano.

Segundo Íria, a pré-fabricação em concreto vem contribuindo para viabilizar diversos tipos de obras tanto na área de infraestrutura, como em edificações, passando por indústrias, centros comerciais e logísticos, agronegócio e energia eólica. “Escolhemos Santa Catarina como sede desse Seminário devido a importância da região em nosso segmento bem como na construção civil”.

Após a abertura, o engenheiro Roberto José Falcão Bauer, diretor técnico do Grupo Falcão Bauer abordará o tema “Estruturas Pré-fabricadas de Concreto: Desempenho e Sustentabilidade”. Na sequência, será apresentado um estudo de caso sobre a cordoalha CP-210, pela engenharia Mery Alissan da Silva Correa, da ArcelorMittal.

O engenheiro Rogério Venâncio, gerente técnico para América Latina da GCP Applied Technologies, falará sobre os aditivos especiais para produção de concretos com alta fluidez e robustez operacionais. Já o professor Wellington Repette da Universidade Federal de Santa Catarina ministrará apresentação sobre o as oportunidades da indústria de pré-fabricado com o Concreto de Ultra-Alto Desempenho (UHPC). E, o engenheiro Jefferson Bruschi, gerente do segmento de pré-fabricados da MC-Bauchemie, mostrará como aumentar a produtividade na construção industrializada de concreto.

A última apresentação será proferida pelo engenheiro Augusto Pedreira de Freitas, coordenador da Comissão de Estudos da ABNT NBR 16475:2017 - Painéis de parede de concreto pré-moldado - Requisitos e procedimentos, que trará mais informações sobre o segmento de painéis e a referida norma. O Seminário será encerrado com uma mesa de debates com a participação de todos os palestrantes e moderação da Íria. Logo após, será promovido um coquetel, com o intuito de gerar oportunidades de relacionamento e networking.

Todos os participantes do evento receberão, ainda, um exemplar da minicoletânea com as normas ABNT NBR 16475:2017 - Painéis de parede de concreto pré-moldado - Requisitos e procedimentos e a ABNT NBR 9062:2017 - Projeto e execução de estruturas de concreto pré-moldado.

Mais informações: http://marketing.arteinterativa.com.br/ver_mensagem.php?id=TH|105|253976|151370424520487600