Smart Sensor transforma motor de qualquer marca em máquina inteligente

solução de monitoramento da ABB pode reduzir tempos de parada de motores de baixa tensão em até 70% e aumentar em até 30% a vida útil do ativo

Por Conexão Construção 04/08/2017 - 08:28 hs
Foto: ABB
Smart Sensor transforma motor de qualquer marca em máquina inteligente
Equipamento prolonga vida útil do motor e reduz consumo de energia em até 10%

O Smart Sensor, do ABB Ability transforma simples motores de qualquer fabricante, antigos ou novos, em máquinas inteligentes. A solução de monitoramento pode reduzir tempos de parada de motores de baixa tensão em até 70% e aumentar em até 30% a vida útil do ativo. Segundo o fabricante, o produto possibilita a otimização de processos e um salto de produtividade, permitindo aos clientes aproveitar as vantagens e oportunidades trazidas pela digitalização, inclusive para pequenas e médias empresas. Fácil de ser instalado e manuseado, possibilita a entrada na era da Indústria 4.0. 

Em todo o mundo, 84% dos executivos possuem iniciativas de fábricas inteligentes ou planos futuros para implementar uma, segundo pesquisa do Instituto de Transformação Digital da Capgemini, divulgada recentemente. “Tendência global e que já começou a se tornar realidade no Brasil, a digitalização das indústrias se apresenta como um importante diferencial para as empresas manterem-se competitivas no cenário atual”, diz Marcio Gennari, gerente de Aplicação de Motores e Geradores da ABB Brasil. 

“Dentro desta proposta de digitalização, a ABB desenvolveu o Smart Sensor, solução exclusiva para o mercado para monitoramento remoto e manutenção preditiva de motores”., completa Gennari. O produto monitora e informa via wirelles os parâmetros operacionais, tais como vibração, temperatura, sobrecarga, frequência e rotação, convertendo esse pacote de dados em parâmetros de saúde dos componentes do motor, como comportamento vibracional, condição de sobrecarga, problemas nos rolamentos, saúde do rotor, e até calcula o consumo de energia.

Os dados são analisados por um software, também desenvolvido pela companhia. O operador pode acessar todos os dados captados através do aplicativo de mesmo nome, Smart Sensor, através de um smartphone ou outro dispositivo móvel. As informações chegam de hora em hora e acessando diretamente o portal do produto, o operador tem acesso aos gráficos e informações necessárias para o planejamento de manutenção e gerenciamento remoto. 

Com o prolongamento da vida útil do motor e redução em até 10% do consumo de energia dos motores, os clientes podem recuperar o investimento realizado na solução em menos de um ano. Além disso, ainda de acordo com a ABB, pode reduzir paradas não programadas e até mesmo eliminá-las por completo. Outro ponto destacado pelo fabricante é a garantia da segurança dos dados em rede. As informações captadas pelo Smart Sensor são transmitidas por meio de protocolos criptografados para um servidor seguro na web e armazenados na nuvem também de forma criptografada.