Odebrecht apresentará o " Sempre Seguros" em Singapura

Programa foi desenvolvido durante a obra da UHE Santo Antônio

Por Conexão Construção 20/07/2017 - 18:16 hs
Foto: Santo Antônio Energia
Odebrecht apresentará o
UHE Santo Antônio

O programa Sempre Seguros, desenvolvido pela Odebrecht durante as obras de construção da UHE Santo Antônio, foi selecionado para ser apresentado no XXI Congresso Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho, que ocorrerá de 3 a 6 de setembro, em Singapura. O Congresso Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é promovido pela Organização Internacional do Trabalho e a Associação Internacional de Segurança Social a cada três anos, em diferentes países.

A apresentação do Sempre Seguros mostrará os importantes resultados obtidos durante sua implementação na obra, entre 2012 e 2016, alcançando uma redução de 54% na frequência das taxas de acidentes. Isso o tornou um programa de referência e modelo aplicável em outros projetos da empresa.

Para que chegasse a esse resultado, o programa foi estruturado em seis atividades principais, conseguindo aumentar a segurança dos trabalhadores e também a consciência dos mesmos para os riscos no trabalho. Entre esses pilares do programa, vale destacar a estratégia de comunicação sobre temas relativos à segurança; o aprimoramento da metodologia para investigação de causas de acidentes; a implementação de um modelo simplificado de análise de riscos para utilização diária pelas lideranças operacionais, a alta interação entre membros de equipes de trabalho e seus líderes e, tão importante quanto todos os outros aspectos, o firme compromisso de todos os integrantes da obra, abraçando o Sempre Seguros como uma criação de todos.

“Termos sido selecionados para as apresentações durante o Congresso Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho é um reconhecimento aos esforços desenvolvidos pela Odebrecht em respeito à segurança e à saúde de seus integrantes”, afirma Delio Galvão, que foi o diretor de contrato responsável pela obra, durante a implementação do programa Sempre Seguros.

O objetivo do congresso é promover um intercâmbio de informações e pontos de vista de peritos em segurança e saúde no trabalho, representantes das empresas e dos trabalhadores, autoridades públicas e outros agentes responsáveis por temas relativos à segurança e saúde.

“O Sempre Seguros representou a resposta da Odebrecht a um grande desafio, que é o de realizar obras ao mesmo tempo em que se constrói competências e se desenvolve pessoas, com segurança e saúde”, enfatiza Walmir Pereira Guerra, gerente de SSTMA, que trabalhou nas obras de Santo Antonio e representará a Odebrecht na apresentação do programa durante o evento na Ásia.