Carioca Engenharia utiliza novas tecnologias em obras de Estações de Tratamento

Combinação de metodologias têm contribuído para reduzir em até 40% o consumo de energia e geração de lodo em contratos recentes no estado do Rio de Janeiro

Por Conexão Construção 25/03/2024 - 16:58 hs
Foto: Carioca Engenharia
Carioca Engenharia utiliza novas tecnologias em obras de Estações de Tratamento
Novas técnicas permitem reduções de até 40% no consumo de energia e na geração de lodo

A Carioca Engenharia inicia a construção de estações de tratamento de esgoto nas cidades fluminenses de Petrópolis, Paraíba do Sul e Lumiar, focando em tecnologias que permitam maior eficiência e redução de custos. Em parceria com a Tigre Água e Fluentes (TAE), os projetos contam com técnicas como Biobob e Bioreator Combinado (BRC), onde já foram alcançados expressivos resultados ambientais na obra, com reduções de até 40% no consumo de energia e na geração de lodo, em comparação com as tecnologias convencionais.

“A tecnologia permitiu uma notável diminuição da área ocupada, possibilitando a instalação das estações de tratamento de efluentes em áreas mais próximas à população, especialmente no município de Petrópolis (RJ). Esta medida reduz o impacto nas comunidades e simplifica as extensões das redes de coleta”, destaca Viviane Fernandes, Superintendente de Saneamento da Carioca Engenharia.

As estações de Itaipava, Independência e Paraíba do Sul terão vazão de 30l/s cada. Na estação de Lumiar a vazão será de 20l/s. “As ETES, compostas por processos físicos e biológicos, proporcionarão a qualidade de lançamento necessária ao efluente tratado, atendendo aos padrões e exigências legais no âmbito federal e regional, promovendo a remoção de sólidos grosseiros, sólidos sedimentáveis, sólidos suspensos, óleos e graxas, matéria orgânica, nitrogênio amoniacal e fósforo”, reforça Viviane.

Além disso, será implantado o lean construction na obra da Estação de Tratamento do Centro, em Paraíba do Sul (RJ). A metodologia inovadora reduz desperdícios e aumenta a produtividade das obras.