Primeiro gabião em malha soldada da América Latina é usado em obras no Brasil

A linha easyworks, da Belgo Arames, está presente em projetos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina

Por Conexão Construção 25/03/2024 - 13:52 hs
Foto: Belgo Arames
Primeiro gabião em malha soldada da América Latina é usado em obras no Brasil
O gabião modular facilita a mão de obra para a montagem

Uma nova linha de gabiões que oferece tecnologia de montagem prática e proporciona ganhos de desempenho e durabilidade está ganhando espaço nas construções brasileiras. O gabião easyworks, primeiro em malha soldada da América Latina, está sendo utilizado em projetos no país, como nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Segundo o gerente da Belgo Soluções Geotech, Emerson Ananias, o easyworks , lançado há um ano e meio, é fruto de dois anos de estudos e pesquisas realizadas pela equipe técnica da Belgo Soluções Geotech. Durante o desenvolvimento, o time de especialistas em geotecnia fez imersões em uma planta da Bekaert especializada em gabiões soldados, na República Tcheca, e buscou outras referências na Alemanha, um dos polos mundiais em tecnologia para este mercado.

O gabião modular facilita a mão de obra para a montagem, logo um gabionista consegue entregar mais projetos em menos tempo e com um nível de acabamento padrão, com menos esforço laboral. Além disso, é sustentável, já que não gera resíduo, é mais fácil de armazenar por ocupar menos espaço e facilita a organização do canteiro de obras. A montagem de caixas sequenciais aproveita partes, conexões e tirantes em peças pré-fabricadas com  maior resistência mecânica (550-700 MPa) e revestimento em Bezinal de elevada gramatura e resistência à corrosão. Também pode ser empregado em obra geotécnicas com apelo arquitetônico, o que amplia suas alternativas de uso, em substituição ou uso conjugado às estruturas de concreto armado.

Amplamente empregado na Europa, com preferência na Alemanha, no Brasil, os ensaios técnicos conduzidos pela Belgo têm revelado seu potencial de uso na América Latina. No país, os gabiões são produzidos na unidade de Telas da Belgo Arames, em Contagem (MG), tendo assim melhor custo-benefício se comparado a outras opções do mercado internacional.