Engenharia verde: como o mercado está se tornando mais sustentável

Soluções inovadoras desenvolvidas por startups estão mudando o setor de construção

Por Conexão Construção 25/03/2024 - 16:33 hs
Foto: Freepik
Engenharia verde: como o mercado está se tornando mais sustentável
Desde o planejamento da obra é importante adotar métodos sustentáveis

O mercado de construção mudou bastante nos últimos anos, e mesmo sendo um setor mais tradicional, vem investindo em soluções inovadoras e sustentáveis, que podem proporcionar boas práticas dentro e fora das obras, aumentando a qualidade das construções, além de reduzir custos.

Desde o planejamento da obra, é importante pensar em como ela será executada e adotar métodos sustentáveis em cada etapa. Soluções como a da Magnetic Water, que promove a redução do uso de cimento e aditivos no concreto, e a da Mentor Construção, que desenvolveu uma solução de planejamento e controle da produção de forma digital, gerando uma relevante diminuição da impressão de papel nos canteiros, são exemplos de como é possível aplicar a sustentabilidade em diversas etapas da obra. As duas empresas participaram do Vetor AG, programa de inovação aberta da Andrade Gutierrez, que busca novas soluções para o setor da engenharia e construção.

“Todo o ciclo de vida de um projeto ou empreendimento pode ser repensado sob esse viés e os benefícios contemplam a sociedade como um todo, do ponto de vista ambiental, e o próprio empreendimento em si, que se torna mais moderno, eficiente, racional e sustentável”, afirma André Medina, superintendente de Inovação da Andrade Gutierrez e responsável pelo Vetor AG.

O programa, desde seu surgimento em 2018, está causando grande impacto positivo no setor, sendo a porta de entrada para diversas soluções sustentáveis no mercado de engenharia. Participantes do Vetor AG, como a Levitar e a Sunew, desenvolveram projetos importantes que estão sendo aproveitados em obras da empresa.

A Levitar, por exemplo, utilizou a tecnologia de drones para fazer o lançamento dos cabos nas obras de Linha de Transmissão construídas pela Andrade, reduzindo em 68% o desmatamento planejado no projeto inicial.

Já a Sunew desenvolveu uma tecnologia importante, conhecida como OPV (sigla para organic photovoltaics, ou filme fotovoltaico orgânico), que gera energia renovável e limpa em diferentes tipos de ambientes, com alta capacidade de produção energética.

As soluções apresentadas pelo programa de inovação mostram como é possível adotar práticas sustentáveis na engenharia e construção, contribuindo para um futuro mais amigo do meio ambiente. Além disso, muitas das soluções hoje utilizadas em obras não são originárias do setor de engenharia. “Por meio do Vetor AG, as startups adaptam as tecnologias e as aperfeiçoam para que seja possível inovar nas obras. A PWTech, por exemplo, participante do 4º ciclo do programa, possui uma tecnologia de baixo custo capaz de tornar próprias para o consumo humano águas não potáveis e até contaminadas”, conclui o superintendente e de Inovação. A tecnologia, com potencial de ser aplicada em diversos setores, foi comprada pela Unops, braço da ONU para implementação de serviços de ajuda humanitária, ajudando cerca de 10 mil ucranianos em 2022. A solução também está implementada nas obras da Andrade Gutierrez.