Norte Energia finaliza ciclo anual de manutenção das barragens de Belo Monte 

Companhia investiu R$ 16,5 milhões em 2023 e Plano de Ação de Emergência tem 34 torres com sirenes e conexão à internet para envio de alertas

Por Conexão Construção 29/01/2024 - 18:04 hs
Foto: Norte Energia
Norte Energia finaliza ciclo anual de manutenção das barragens de Belo Monte 
O monitoramento abrange as inspeções e a avaliação de 2.640 instrumentos na estrutura

As estruturas do Complexo Belo Monte permanecem seguras e continuam merecedoras de reconhecimento internacional. Esta é a conclusão que consta nos 33 relatórios enviados à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pela Norte Energia, concessionária das usinas Belo Monte e Pimental, em atendimento às diretrizes estabelecidas pela Resolução Normativa nº 1.064/2023 da Agência. Durante esse processo, foram minuciosamente inspecionadas 51 estruturas, abrangendo diques, barragens e estruturas de concreto. Todas as estruturas que compõem o Complexo Belo Monte foram classificadas com o nível de segurança “normal”, que indica a melhor especificação possível, segundo os critérios da Aneel. A Norte Energia investiu, em 2023, R$ 16,5 milhões na manutenção das barragens.  

O ciclo de inspeções e manutenção ocorreu a tempo de que os relatórios fossem concluídos e as informações enviadas à Aneel, 40 dias antes do prazo estipulado pela agência, que se encerra em 31 de janeiro de 2024. Cerca de 130 pessoas, entre funcionários da Companhia e prestadores de serviços, integraram a força-tarefa envolvida em todo o processo. O sistema de gestão de segurança de barragens é constituído por três pilares fundamentais: monitoramento, manutenção das estruturas e gestão do Plano de Ação de Emergência (PAE).

O monitoramento abrange as inspeções e a avaliação de 2.640 instrumentos de auscultação instalados nas estruturas, como marcos superficiais (medem movimentação), medidores de vazão (drenagem interna da barragem) e piezômetros (medem as pressões internas da estrutura). As vistorias de campo ocorrem duas vezes por ano, sendo a última entre setembro e novembro de 2023, e que resultou nos 33 relatórios, cuja informações são enviadas à Aneel. Nas inspeções, os técnicos percorreram a pé mais de 105 km, o mesmo que 2,5 maratonas. A área total inspecionada foi de 640 hectares, o equivalente a 900 campos de futebol. 

Na manutenção, destaque à atividade de roçagem para controle da vegetação de proteção dos taludes dos diques e barragens. Atenta às novas tecnologias, em 2023 a Norte Energia implantou o robô de roçagem “RoboMAX”. Essa inovação contribuiu para o aumento da produtividade, redução das emissões de carbono e diminuição da exposição ao risco, relacionada à segurança dos profissionais.


A gestão do Plano de Ação de Emergência (PAE) da Norte Energia abrange todas as medidas necessárias para lidar com eventuais emergências em barragens, priorizando a segurança de aproximadamente 350 pessoas das dez comunidades mais próximas, conhecidas como Zonas de Autossalvamento (ZAS). Para garantir esta segurança, a empresa implementou e mantém várias medidas de autoproteção. Entre elas estão 34 torres equipadas com sirenes e conexão à internet para envio de alertas, 52 km de rotas de fuga e 2.000 placas de sinalização.

Em 2024, a Norte Energia realizará um novo ciclo de simulados em escala real com a população local. Esses exercícios têm como objetivo treinar os moradores sobre como agir em caso de eventual emergência na barragem. Além disso, proporcionam uma oportunidade para avaliar tecnicamente o sistema de gestão de emergências já implementado, buscando identificar e empreender possíveis melhorias. 

“Este resultado demonstra o comprometimento da companhia com a segurança e o cumprimento das normas regulatórias, evidenciando também o ótimo estado de conservação e as condições operacionais ideais dos nossos barramentos”, afirma o Gerente de Segurança de Barragens e PAE, Marcelo Braga Boaventura. 

O sistema de gestão de segurança de barragens do Complexo Belo Monte vem sendo exemplo para outras barragens no Brasil e no mundo. Em 2023, Belo Monte recebeu o primeiro lugar no 5° Simpósio Internacional de Barragens de Enrocamento. O evento é uma iniciativa do Comitê Brasileiro de Barragens (ICOLD) em parceria com o Comitê Nacional Chinês de Grandes Barragens (CHINCOLD) e destaca-se como uma plataforma global para a excelência em engenharia de barragens.