Faturamento da Indústria de Materiais de Construção retoma crescimento em outubro

Pesquisa divulgada pela Abramat apresentou aumento de 1,8% em comparação com o mês de setembro

Por Conexão Construção 20/11/2023 - 17:59 hs
Foto: Abramat
Faturamento da Indústria de Materiais de Construção retoma crescimento em outubro
Dados da nova pesquisa divulgada pela Abramat

A Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat) divulgou a nova edição da sua pesquisa Índice elaborada pela FGV com dados do IBGE, apresentando os dados de faturamento do setor. O estudo indica que em outubro de 2023 o faturamento deflacionado das indústrias de materiais apresentou aumento de 1,8% em comparação com o mês anterior (setembro). Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o faturamento de outubro apresentou queda de 1,1%. Para este ano, a estimativa do faturamento continua apontando contração de 1,0%.

A nova edição da pesquisa ainda traz os dados consolidados de setembro de 2023. No período, a indústria de materiais de construção teve faturamento 3,7% menor que o observado em setembro de 2022. Os materiais básicos tiveram queda de 0,4% e os materiais de acabamento queda de 8,6% na base de comparação interanual.

“O setor dá sinais de leve melhora, uma vez que o crescimento visto em outubro devolveu, parcialmente, a queda registrada em setembro deste ano. Fatores como os avanços da Reforma Tributária, a retomada paulatina de obras públicas, a continuidade de redução gradual da Selic e inflação sob controle contribuem para que possamos buscar mitigar a redução do faturamento e atingir um resultado melhor que o projetado para o ano”.

Ainda de acordo com Navarro, a Abramat segue trabalhando junto a todos os interlocutores do ecossistema da construção. “Atuamos para que tenhamos diagnósticos precisos e, principalmente, propostas para a melhoria do ambiente de negócios do setor, facilitando a missão que temos de ser um dos principais pilares da retomada econômica para o país, com geração de empregos, renda e atração de investimentos”, comenta o presidente da Abramat.