Projeto de Engenharia da Nova Aciaria de Marabá avança para reta final

Por Conexão Construção 31/08/2023 - 13:29 hs
Foto: Divulgação
Projeto de Engenharia da Nova Aciaria de Marabá avança para reta final
Encontro realizado em Belo Horizonte (MG), na sede da Hatch

Em reta final para apresentação do projeto de engenharia da Nova Aciaria de Marabá, a SINOBRAS, Vale e Tecnored tiveram, no último mês de julho, duas importantes reuniões para o avanço das atividades. Entre os dias 18 e 20 de julho, foi realizado em Belo Horizonte, na sede da Hatch (empresa contratada para o desenvolvimento do projeto de engenharia da Nova Aciaria), o Workshop para elaboração do QRA (Qualitative Risk Analysis - Análise Qualitativa de Risco). A etapa serviu para determinar a contingência do projeto, fundamental para a elaboração do CAPEX (orçamento de investimento) e emissão do relatório final.

A segunda reunião foi no último dia 28 de julho, na Holding do Grupo Aço Cearense, em Fortaleza. A SINOBRAS e a Tecnored apresentaram o status de desenvolvimento dos projetos, discutiram a sinergia e também estabeleceram uma estratégia para otimização e geração de valores, visando o sucesso da Nova Aciaria.

“Discutimos pontos decisivos, como a construção da planta, layout, custos envolvidos, possíveis sinergias como compartilhamento de infraestrutura, tecnologia e conhecimento técnico para otimização de custos e produtividade, além das etapas do processo de licenciamento ambiental, matérias-primas que serão utilizadas e riscos e desafios, sempre buscando geração de valores ao projeto e à região. Estamos confiantes com essa parceria que proporcionará condições para implantação do polo metal mecânico de Marabá”, enfatiza o vice-presidente de operações do Grupo Aço Cearense, Ian Corrêa. 

Entenda desde o início

Em maio de 2022, a SINOBRAS e a Vale assinaram um termo de compromisso para o desenvolvimento de uma nova aciaria para produção de tarugos de aço em Marabá. Seguindo o cronograma definido, em dezembro de 2022, a empresa Hatch foi selecionada para participar do projeto de engenharia. No dia 9 de janeiro de 2023, foi realizado o kick-off meeting (primeira reunião) marcando o início do projeto de engenharia, que tem previsão de conclusão neste mês de agosto. O próximo passo será a avaliação de viabilidade do projeto, com previsão para acontecer a partir de setembro deste ano.

A divisão das responsabilidades

O acordo assinado, entre a Vale e SINOBRAS, prevê as garantias para o desenvolvimento do projeto que vão desde a qualidade e quantidade do gusa a ser fornecido (matéria-prima para aciaria), até o acesso às informações técnicas para o desenvolvimento integrado dos projetos e as garantias financeiras. A SINOBRAS é a responsável pelo desenvolvimento da engenharia, implantação e operação da planta. A previsão para o início da produção da nova aciaria é após o startup da Tecnored, previsto para o 2º semestre de 2025.

Além de gerar novos empregos e renda, a Nova Aciaria irá garantir o suprimento de aço necessário para o novo laminador da SINOBRAS e proporcionar condições para o desenvolvimento de um Polo Metal Mecânico em Marabá.