No Dia do Elevador, conheça um pouco mais sobre esse equipamento

Celebração global comemora a primeira utilização “segura” do elevador por passageiros

Por Conexão Construção 23/03/2023 - 14:25 hs
Foto: Otis
No Dia do Elevador, conheça um pouco mais sobre esse equipamento
Elisha Otis, fundador da Otis e inventor do freio de segurança do elevador

O Dia Mundial do Elevador é comemorado no dia 23 de março. A indústria reconhece essa data devido à abertura do primeiro elevador de segurança comercial feito para o transporte vertical de passageiros. Em 23 de março de 1857, passageiros andaram pela primeira vez no elevador da Otis dentro da loja de departamentos E.V. Haughwout & Co., na cidade de Nova Iorque.

O fundador da Otis, Elisha Otis, inventou o freio de segurança do elevador em 1853, o que permitiu que as pessoas utilizassem os elevadores como um modo seguro de se deslocar dentro dos edifícios pela primeira vez. Até então, os elevadores tinham sido considerados seguros apenas para carga. A invenção do elevador tornou possível edifícios mais altos e cidades modernas.

E o primeiro elevador da Otis na América Latina foi instalado em 1906, no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro. O elevador ainda está em funcionamento e a sua manutenção é feita pela Otis.

Mais vendido

O elevador Gen2® é o mais vendido pela Otis, com mais de 1 milhão de unidades comercializadas globalmente. O Gen2 revolucionou a indústria ao substituir as cordas de aço convencionais por cintas planas, revestidas de poliuretano. Equipado com o drive ReGen®, o elevador consome até 75% menos energia quando comparado aos elevadores convencionais sem drives regenerativos.

Atualmente, os elevadores conectados, por exemplo, oferecem aos passageiros a possibilidade de chamar os equipamentos a partir dos seus smartphones com a aplicação eCall™, que simplifica a operação e leva os passageiros de e para os seus destinos mais rapidamente.

A maioria dos novos elevadores da Otis entregues aos clientes da América Latina são fabricados em São Bernardo do Campo. A fábrica possui as certificações ISO9001 e 14001, e celebrará o seu 10º aniversário de operação neste ano.


Primeiro elevador instalado no Brasil, no Palácio das Laranjeiras, no Rio de Janeiro (foto: Otis)