Associação de Elevadores lança plataforma de EAD para qualificar à distância em todo o Brasil

Objetivo é ampliar a qualificação no mercado de elevadores

Por Conexão Construção 01/11/2022 - 17:57 hs
Foto: Manufactura MX
Associação de Elevadores lança plataforma de EAD para qualificar à distância em todo o Brasil
Defasagem apenas no Estado de São Paulo é de 1.500 profissionais especializados em elevadores

O segmento de elevadores se prepara para a abertura de vagas com as perspectivas mais otimistas de crescimento da construção civil. A construção deve registrar expansão acima do PIB em 2022, pelo segundo ano consecutivo. A CNI (Confederação Nacional da Indústria) e o SindusCon-SP (Sindicato da Construção) já projetam alta de 7% e 6,1% do setor neste ano, respectivamente, acima do percentual previsto para o crescimento do país, de 2,7%, segundo Pesquisa Focus.

Atento a essas oportunidades e ao déficit de quase 6 milhões de habitações no país, a Associação Brasileira de Elevadores (Abeel) lança a Academia Abeel e intensifica a criação de cursos de especialização no formato EAD -- Ensino à Distância através de uma plataforma própria. O objetivo é oferecer profissionais cada vez mais preparados para atender o mercado de elevadores novos em condomínios a serem lançados e para o mercado de manutenção de elevadores e escadas rolantes.

Defasagem profissional

Há uma defasagem de mão de obra especializada atualmente em mais de 1500 profissionais somente no estado de São Paulo, segundo estimativas da Abeel. “Nossa meta é o aperfeiçoamento dos profissionais de elevadores para eliminar o risco de acidentes, ampliar a segurança e a qualidade dos serviços prestados aos condomínios”, afirma Marcelo Braga, presidente da Abeel. Outro objetivo, segundo Braga, é ampliar a oferta de profissionais especializados ao mercado. “Com o avanço tecnológico e componentes cada vez mais sofisticados nos elevadores, precisamos de profissionais sempre atualizados”, diz Braga.

Os cursos da Academia Abeel são presenciais e online para a atualização técnica dos profissionais do setor. É necessário que o profissional tenha ao menos o ensino médio. A primeira fase com cursos ao vivo via intranet já teve início e a segunda fase conta com treinamentos EAD. A vantagem dos treinamentos EAD é a de possibilitar que os profissionais de elevadores participem em qualquer dia e horário, conforme a disponibilidade, sendo ideal para a integração de novos colaboradores. Ao finalizar o curso, o técnico receberá um certificado com o selo de qualidade ABEEL. Uma terceira fase oferecerá treinamentos presenciais em diversas regiões. 

Nos treinamentos EAD são três módulos, sendo que o módulo básico foi liberado ainda em 2022, a partir do mês de outubro, com os seguintes temas: Manutenção em Elevadores Elétricos; Lubrificação e Limpeza; Circuito de segurança; Ajuste de portas; Ajuste de Freios; Inspeção dos itens de segurança. Os cursos EAD têm por objetivo a atualização técnica dos colaboradores das empresas de elevadores. Uma vez liberados, os treinamentos ficarão sempre disponíveis para acesso e poderão ser realizados a qualquer momento. 

O instrutor dos cursos EAD é o especialista em manutenção preventiva Luiz Alfredo Costa De Oliveira, profissional com 16 anos de experiência na área de elevadores. Ele atuou em multinacional, capacitando técnicos em todo o território nacional e em dois países da América Central. 

Com isso, a Abeel complementa o trabalho iniciado há mais de 20 anos pelo Sindicato das Empresas de Elevadores do Estado de São Paulo (Seciesp) e aprimora os cursos não somente para o Estado de São Paulo mas todo o Brasil. O sindicato já formou mais de três mil alunos em diversas modalidades, que são aproveitados nas empresas associadas e em outras vagas oferecidas no mercado de trabalho em elevadores.

Mais informações: https://www.abeel.com.br/