Colaboradores da CSN Cimentos Brasil doam brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade

Campanha “Faça uma Criança Feliz” entrega presentes a 27 instituições sociais que atendem comunidades de 12 municípios onde a CSN Cimentos Brasil opera

Por Conexão Construção 25/10/2022 - 15:13 hs
Foto: CSN Cimentos
Colaboradores da CSN Cimentos Brasil doam brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade
O número de doações foi 15% superior ao alcançado em 2021

A CSN Cimentos Brasil realizou, este mês, a doação de milhares de brinquedos em 12 cidades onde a companhia opera. Por meio da campanha “Faça uma Criança Feliz”, a empresa beneficiou crianças em situação de vulnerabilidade atendidas por 27 instituições, mapeadas nas comunidades do entorno das unidades e indicadas pelos colaboradores. Além das doações, funcionários voluntários disponibilizaram seu tempo para realizar a triagem e a embalagem dos 2.820 brinquedos arrecadados. O número de doações foi 15% superior ao alcançado em 2021. 

“Atuar de forma integrada com as comunidades é um valor muito importante para a CSN Cimentos Brasil. Assim, anualmente, no mês das crianças, buscamos despertar a solidariedade nos nossos colaboradores e motivá-los a ajudar ao próximo. Ficamos muito felizes com o resultado, pois, este ano, a adesão à campanha foi ainda maior e o número de doações cresceu em relação a 2021. Acreditamos que ações como esta estimulam as pessoas que vivem no entorno das unidades a perceberem que fazemos parte da mesma comunidade, reforçando o nosso compromisso com o bem-estar social nessas localidades”, explica Tatiana Brasil Nogueira, coordenadora de Responsabilidade Social Corporativa da CSN Cimentos Brasil.

A iniciativa começou em 2017, em Caaporã, na Paraíba, e compõe um conjunto de ações que visam apoiar as comunidades do entorno das fábricas. Desde então, acontece anualmente. Em 2022, o projeto foi promovido nos seguintes municípios: Barroso (MG), Barueri (SP), Candeias (BA), Cantagalo (RJ), Caaporã (PB), Cocalzinho (GO), Montes Claros (MG), Pedro Leopoldo (MG), Rio de Janeiro (RJ), São José dos Campos (SP), São Paulo (SP) e Vitória (ES). A arrecadação dos brinquedos foi feita entre os dias 14/09 e 07/10. Neste período, os colaboradores e prestadores de serviços foram incentivados a participar, por meio de divulgação nos diferentes canais internos. 

As entidades beneficiadas reconhecem a importância da campanha para suas crianças. “Em uma data tão especial, foi muito legal ver o brilho no olhar dos pequenos a cada presente entregue. Ao todo, mais de 60 filhos e filhas de nossos catadores foram beneficiados com os brinquedos doados pelos funcionários e parceiros da CSN Cimentos Brasil. Sem dúvidas, foi um dia repleto de sorrisos, alegria e muito amor”, afirma Dila Santos, Técnica Administrativa da Cooperativa de Catadores de Reciclados Eco Galpão.

A presidente da Fraternidade Feminina Estrela de Andoniram, em Montes Claros, Josiane Caribe, destaca que as doações fizeram toda diferença na comemoração pelo Dia das Crianças. “Com a contribuição da CSN Cimentos Brasil, a nossa festa foi ainda mais especial! Além da doação de diversos brinquedos, a empresa levou o Dr. Natureza, animador que incentiva a consciência ambiental nas crianças, por meio de brincadeiras que ensinam sobre a preservação do meio ambiente”, explica.

Programa de Voluntariado

Este ano, a campanha “Faça uma Criança Feliz” passou a integrar o Programa de Voluntariado, criado pela CSN Cimentos Brasil. O programa passou a reunir de forma estratégica as ações corporativas desenvolvidas em prol das comunidades, com a inscrição voluntária de empregados, estagiários, jovens aprendizes e/ou contratados. O objetivo é fomentar essas atividades e estimular a participação de todos.

O Programa é alinhado ao compromisso da CSN Cimentos Brasil de contribuir com o desenvolvimento das comunidades onde a empresa atua, construindo práticas de transformação social, como a transferência de conhecimento e habilidades, a promoção da igualdade de oportunidades e a contribuição com a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.