Metso Outotec apresenta soluções reais de sustentabilidade para agregados na M&T Expo
Entre os destaques estão a produção de areia industrial para construção e de remineralizadores para agroindústria. Equipamentos que eliminam o uso de água e soluções energeticamente eficientes também estão na lista
A Metso Outotec vai trazer casos reais de produtores de agregados minerais que já adotam tecnologias sustentáveis durante a M&T Expo, que acontece em São Paulo, de 30 de agosto a 02 de setembro. A proposta da empresa é mostrar que é possível ter plantas de processamento que consomem menos água e menos energia.
Dois destaques do estande interativo na M&T são a produção de areia industrial, atualmente um produto premium das pedreiras, inclusive pela qualidade que confere à produção de concreto, e a de remineralizadores para a agroindústria. Nos dois casos, as soluções permitem que os produtores de agregados diversifiquem sua produção com uma oferta de maior valor agregado.
Para o mercado de areia industrial, a empresa foca no HRC, britador de rolo de alta pressão, como equipamento chave. Fabricado no Brasil, o HRC é um equipamento de operação e manutenção simples e energeticamente eficiente: caso real no Brasil mostra a redução de 10% no consumo de energia e 30% em aumento de capacidade produtiva.
Versátil, o mesmo britador de rolo também pode ser aplicado na produção de remineralizadores de solo, outra frente de mercado para os produtores de agregados. Com aplicação na agroindústria, a produção de remineralizadores está sendo incentivada pelo Plano Nacional de Fertilizantes e a Metso Outotec tem experiência de consultoria e montagem de plantas em produtores de agregados.
A redução do consumo de água também faz parte das soluções que vão ser expostas na M&T Expo. Entre elas estão a peneira Ty Hummer, de alta frequência, para o peneiramento a seco de finos. Uma das características do modelo é ter baixa demanda de energia. Outra solução são as telas de borracha que eliminam a necessidade de água no peneiramento e têm maior vida útil dez vezes maior do que as telas metálicas.
“Nosso estante na feira vai destacar o conceito de Planeta Positivo, iniciativa da Metso Outotec em sustentabilidade”, explica Carolina Almeida, responsável pelo marketing e comunicação no Brasil. “Vamos ter casos reais de aplicação dessas tecnologias, mostrados por especialistas e usando recursos como maquetes físicas e totens autoexplicativos”, complementa.
Everson Cremonese, diretor de Vendas da área de agregados minerais na Metso Outotec, destaca a retomada dos eventos presenciais. “A M&T Expo é uma oportunidade de reencontrar pessoalmente os clientes, algo muito importante depois do isolamento da pandemia”, explica. De acordo com ele, o mercado continua ativo, com aquecimento na venda de peças e componentes.
Com um crescimento estimado de mais de 20% para esse ano, a Metso Outotec também abraça as políticas de diversidade e inclusão (D&I). A mais recente iniciativa nessa área foi a contratação e treinamento de 20 profissionais com algum tipo de deficiência física (PCD).