Votorantim Cimentos busca novas soluções e tecnologias em concreto leve e parede de concreto

Programa de inovação aberta VC Connect está com inscrições abertas até 1 de julho

Por Conexão Construção 21/06/2022 - 02:11 hs
Foto: Votorantim Cimentos
Votorantim Cimentos busca novas soluções e tecnologias em concreto leve e parede de concreto
Empresa busca ideias para reduzir os custos das estruturas de cimento/concreto

A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, lançou dois desafios em sua plataforma de inovação aberta, o VC Connect. Os novos desafios buscam soluções e novas tecnologias na área de Concreto Leve e para construção de Parede de Concreto in loco. As inscrições podem ser feitas pelo site do programa até o dia 1 de julho.

No desafio Novas tecnologias e soluções em Concreto Leve, a empresa busca ideias que tornem as estruturas em concreto mais leves, reduzindo custos das estruturas de cimento/concreto e melhorem e/ou dispensem o acabamento no concreto. O concreto é um material versátil utilizado da fundação ao acabamento nas obras da construção civil. Apesar da sua durabilidade e resistência, o custo e a qualidade de acabamento no uso deste produto em sistemas de fechamento externo podem ser aprimorados. Outra oportunidade de melhoria é a utilização do concreto na instalação de pisos, já que essa aplicação exige resistência com baixo peso.

Já o objetivo do desafio Soluções para construção de Parede de Concreto in loco é encontrar soluções que tornem o sistema de Parede de Concreto mais acessível para que possa ser adotado amplamente pelo mercado da construção. O sistema Parede de Concreto é utilizado por grandes construtoras no Brasil como uma forma de obter mais eficiência operacional e agilizar o processo de construção de empreendimentos no geral. Neste tipo de método construtivo a parede é moldada no local da obra (“in loco”) e utiliza apenas o material concreto para sua estrutura e vedação. As paredes e lajes maciças de concreto são moldadas já na sua espessura final, tornando o reboco desnecessário. Atualmente, este tipo de sistema construtivo é utilizado majoritariamente por grandes construtoras, que detém o conhecimento técnico e equipamentos para execução do processo.

“O foco dos novos desafios é buscar mudanças positivas no mundo da construção por meio da evolução de processos, tornando-os mais industrializados e acessíveis. A nossa proposta é ir além e transformar, explorando novas tecnologias, sistemas e produtos que nos ajudem a gerar valor para o segmento e aumentar a produtividade no canteiro de obra”, afirma gerente geral de Planejamento Estratégico e Inovação da Votorantim Cimentos, Danielle Totti. 

Inovação aberta na Votorantim Cimentos

O propósito da plataforma VC Connect é conectar os desafios da empresa com as soluções inovadoras presentes no ecossistema de startups, centros de pesquisas e universidades. Desde 2017, já foram desenvolvidos desafios em temas estratégicos para o mercado da construção civil – como varejo da construção, otimização de canteiros e obra, descarbonização e moradia digna, além de temas ligas a indústria 4.0, finanças e recursos humanos. 

Inscrições pelo site: https://www.votorantimcimentos.com.br/vc-connect/