Prédio mais alto de São Paulo, Platina 220 terá 20 elevadores

Por Conexão Construção 03/11/2021 - 15:25 hs
Foto: Porte Engenharia
Prédio mais alto de São Paulo, Platina 220 terá 20 elevadores
Platina 220, em construção em São Paulo, será o prédio mais alto da capital paulista com 172 m

O edifício Platina 220, em construção em São Paulo, será o prédio mais alto da capital paulista com 172 metros de altura. Para percorrer essa distância pelos 46 andares serão necessários apenas 42 segundos com os elevadores da TK Elevator, marca responsável pela mobilidade do empreendimento que leva a assinatura da Porte Engenharia e Urbanismo, referência na Região Leste de São Paulo, com o desenvolvimento de empreendimentos que contribuem com o espaço urbano.  

Para atender a complexidade do empreendimento foram especificados 20 elevadores que garantirão a mobilidade das pessoas pelo empreendimento, incluindo os seis com velocidade de 4 metros por segundo que vão atender os pavimentos mais altos do 25º ao 46º andar. 

A grandeza do projeto, que vai ocupar um quarteirão com 57 mil m² de área construída em um terreno com aproximadamente 6.100 m², integra o chamado Eixo Platina, novo polo de desenvolvimento socioeconômico e urbanístico do bairro Tatuapé, paralelo à Avenida Radial Leste, principal via de acesso da Região Leste, a mais populosa da capital paulista.     

O projeto de arquitetura, do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, será referência no skyline da cidade não só pela altura, mas pela concepção do empreendimento de uso misto que reúne em uma torre única apartamentos residenciais, lajes corporativas, salas de escritórios, consultórios, hotel, lojas e restaurantes.  

Para integrar os ambientes e garantir a mobilidade das pessoas que circularem pelo Platina 220, os elevadores da TK Elevator primam pela inovação com alta tecnologia. O conceito do projeto prevê elevadores de uso exclusivo para atender os andares respectivos de cada segmento do empreendimento, oferecendo aos passageiros total privacidade e conforto.  

A operação dos elevadores terá a eficiência das máquinas sem engrenagem com imãs permanentes e do sistema regenerativo de energia, tecnologia que permite ao edifício utilizar parte da energia devolvida pelo elevador durante seu funcionamento, resultando em até 35% de economia de energia. Esses atributos são fundamentais para a sustentabilidade do projeto que já obteve a certificação AQUA-HQE.  

Para atender o fluxo de pessoas que vão ocupar os andares mais altos, onde ficarão as lajes corporativas, as soluções digitais da plataforma AGILE serão referência para um deslocamento mais eficiente, com o sistema de Antecipação de Chamadas integrado às catracas com cartão e terminais com telas touchscreen que podem ser personalizadas, por meio do Agile Design Center.  O empreendimento também contará com o AGILE Gestão de Elevadores para a programação do uso dos elevadores de acordo com a demanda do empreendimento, a partir de um sistema que pode ser utilizado por meio de computadores disponíveis na portaria ou sala de controle, e até mesmo pelo aplicativo para sma rtphones.  

Os elevadores do Platina 220 também estarão conectados ao MAX, primeira solução de manutenção preditiva para elevadores do mundo que pode detectar falhas nos equipamentos antes que causem a paralisação dos mesmos, a partir de soluções de inteligência artificial e Internet das Coisas (IoT). Desta forma, reduz pela metade o tempo atual que os elevadores ficam fora de operação, aumentando significativamente a disponibilidade dos equipamentos e a eficiência de transporte nas grandes cidades.  

Para compor com o design do projeto do empreendimento, os elevadores vão ganhar uma decoração sofisticada, com as cabinas New Art Collection e New Export. Indicados para prédios comerciais de alto padrão, esses modelos se destacam pelo acabamento em vidro serigrafado e aço inox escovado, além de display LCD para indicar o andar e iluminação LED, inclusive no subteto da cabina. Vale destacar, que as soluções atendem às normas técnicas nacionais e internacionais de acessibilidade, promovendo a inclusão de todas as pessoas, diferencial presente nos projetos da marca TK Elevator.  

A TK Elevator assina os elevadores de outros empreendimentos da Porte Engenharia e Urbanismo, como o Figueira Altos do Tatuapé, o residencial mais alto de São Paulo que foi entregue recentemente pela construtora.