Caterpillar alcança 80.000 motoniveladoras produzidas no Brasil

Por Conexão Construção 03/11/2021 - 14:57 hs
Foto: Caterpillar
Caterpillar alcança 80.000 motoniveladoras produzidas no Brasil
A fábrica de Piracicaba produz diversos modelos de motoniveladoras

A Caterpillar fabrica máquinas pesadas no Brasil desde 1960, sendo a motoniveladora o primeiro produto manufaturado localmente em suas linhas de montagem. Recentemente, a Caterpillar alcançou a marca expressiva de 80.000 motoniveladoras produzidas no Brasil em sua fábrica de Piracicaba (SP).  

A fábrica de Piracicaba produz diversos modelos de motoniveladoras que atendem às necessidades dos clientes globalmente. A família de motoniveladoras de pequeno e médio portes manufaturada no Brasil são destinadas a clientes do mundo todo. 

A maior parte da demanda atual por motoniveladoras é para atender grandes projetos de infraestrutura, como a construção e reforma de rodovias bem como obras de terraplanagem e compactação. As obras de construção privada e os setores de locação de equipamentos, agronegócio, florestal e mineração completam a demanda por motoniveladoras. 

“Em países de praticamente todas as regiões do globo, nossos clientes contam com as motoniveladoras fabricadas no Brasil para ajudar a construir um mundo melhor. Alcançar 80.000 motoniveladoras é uma prova do tremendo compromisso que a equipe local tem com a qualidade, durabilidade e engenhosidade no apoio ao sucesso de nossos clientes nos últimos 60 anos. Este é um momento empolgante, pois continuamos a impulsionar a inovação com nossos produtos”, explica Dennis Ventura, gerente de vendas da Caterpillar para o segmento de construção na América Latina.   

Evolução

As motoniveladoras da Caterpillar evoluíram muito nas últimas décadas. Em 60 anos de fabricação no Brasil, essas máquinas evoluíram dos modelos totalmente mecânicos para os hidráulicos nos anos 1980. Na década de 1990, chegaram os modelos com motor e controles eletrônicos e melhorando ainda mais a confiabilidade operacional. Um dos maiores avanços na motoniveladora Cat® foi a substituição do volante de direção e alavancas por joysticks e equipados com tecnologias de ponta. 

“Construídas com décadas de experiência em projetos, estudos de aplicação e feedback dos clientes, as motoniveladoras Cat atendem às expectativas de classificação de nossos clientes. Com as melhores cabines, sistema hidráulico avançado, opções de controle do operador e opções de tecnologia, nossas motoniveladoras ajudam os clientes a concluir seus projetos de nivelamento no prazo e a um custo menor”, informa Claudia Oliveira, gerente global de motoniveladoras da Caterpillar.

As motoniveladoras Cat podem ser também equipadas com tecnologias opcionais integradas de fábrica que melhoram o rendimento do trabalho e se traduzem em economia para a obra. São exemplos os sistemas de autoarticulação disponíveis nos modelos com joysticks e o sistema “Stable Blade” para reduzir oscilações ou saltos durante os cortes com velocidades mais elevadas, além dos sistemas 2D e 3D para melhorar a precisão e a produtividade.  

CAT® 120

Em seu mais recente lançamento em motoniveladora, a Cat 120, a Caterpillar desenvolveu um projeto que usa a mesma plataforma para todas as versões, resultando em avanços tecnológicos com montagem simplificada das variadas configurações, desde os modelos com alavancas e volante até os modelos mais avançados com joysticks e tração nas seis rodas (AWD). Assim, a nova motoniveladora Cat 120 compartilha uma ampla variedade de componentes, o que reduzir o custo de propriedade para os clientes e simplifica a manutenção. “Nossas equipes de engenharia trabalham integradas para oferecer um projeto mais enxuto, seguro e melhor para os clientes”, conta o engenheiro Ademir Possignolo, que atuou como líder global no desenvolvimento e introdução da nova Cat 120. 

“A 120 consome até 15% menos combustível quando comparada à série anterior e inclui cabine mais moderna e prática, com design inovador e funcional”, explica o engenheiro Rodrigo Sampaio, do time de motoniveladora da Caterpillar. “Também oferece várias opções de tecnologias de nivelamento Cat Grade e promove uma redução de até 15% nos custos de manutenção em razão da extensão dos intervalos de troca de óleo e filtros”, completa.     

Com vendas e receitas de U$ 41,7 bilhões em 2020, a Caterpillar Inc. é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Desde 1925, impulsionamos o progresso sustentável e ajudamos os clientes a construir um mundo melhor por meio de produtos e serviços inovadores. Ao longo do ciclo de vida do produto, oferecemos serviços baseados em tecnologia de ponta e décadas de experiência em produtos. Esses produtos e serviços, apoiados por nossa rede global de revendedores, fornecem valor excepcional para ajudar nossos clientes a terem sucesso. Fazemos negócios em todos os continentes, operando principalmente em três segmentos principais - Indústrias da Construção, Indústrias de Recursos e Energia & Transporte - e fornecendo financiamento e serviços relacionados por meio de nosso segmento de Produtos Financeiros. 

Presente no país há 67 anos, a Caterpillar Brasil fabrica diversos modelos de motoniveladoras, escavadeiras hidráulicas, carregadeiras de rodas, tratores de esteiras, retroescavadeiras, compactadores de rodas e uma grande gama de geradores de energia elétrica em suas fábricas de Piracicaba, em São Paulo, e Campo Largo, no Paraná. E emprega mais de 5.000 funcionários em suas fábricas, centro de distribuição de peças e escritórios comerciais e de marketing no país.  

“Temos orgulho de sermos líderes em nossas indústrias e estarmos entre as maiores exportadoras brasileiras, fornecendo aos nossos clientes produtos e serviços que estão entre os melhores do mundo, fabricados por um time experiente, engajado, motivado e comprometido com o sucesso de nossos clientes”, conclui Odair Renosto, presidente da Caterpillar Brasil.