Jockey Club de São Paulo abre canteiro de obras para visitação pública

Visitantes poderão conhecer as técnicas empregadas no restauro, além de ver os restauradores em ação e passear entre painéis que contam a história de um dos maiores complexos de art déco do mundo

Por Conexão Construção 29/10/2020 - 08:51 hs
Foto: Jockey Club de São Paulo
Jockey Club de São Paulo abre canteiro de obras para visitação pública
Jockey Club de são Paulo ocupa 600 mil m² às margens do Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo

Desde o início de julho o pórtico de entrada principal e o passadiço de acesso às arquibancadas sociais do Jockey Club de São Paulo estão passando por um minucioso processo de restauro. A principal diferença entre o restauro e uma reforma comum é que no restauro os profissionais precisam estudar e conhecer profundamente como era o projeto original do prédio, buscando assim a fidelidade da obra no momento em que a mesma foi tombada pelas entidades de proteção do patrimônio histórico e arquitetônico.

Por essa especificidade do trabalho, o Jockey decidiu permitir que o público possa visitar o canteiro de obras e conhecer o que tem sido feito para restaurar o complexo de edifícios do hipódromo. “Muitas pessoas perguntam se temos imagens de como o Jockey Club ficará depois do restauro. A resposta é que ele deverá ficar exatamente igual ao que é hoje, só que novo”, explica Wolney Unes, diretor da Elysium Sociedade Cultural, entidade responsável pelo projeto de restauro.

Nesta fase da obra os restauradores já removeram todas as esquadrias enferrujadas e passaram as peças por diferentes técnicas de retirada da oxidação. “Este primeiro momento ainda era complicado para permitir visitas por conta dos andaimes, mas agora que as esquadrias foram recolocadas, estudantes de arquitetura, engenharia, história e, é claro, todo e qualquer cidadão paulistano, é bem-vindo para vir até aqui e visitar as obras”, completa Unes.

Fundado em 14 de março de 1875 sob o nome de "Club de Corridas Paulistano", ainda no bairro da Mooca, o Jockey Club de São Paulo se mudou para o Hipódromo Cidade Jardim em 1941, onde hoje ocupa uma área de 600 mil m² às margens do Rio Pinheiros, na cidade de São Paulo. O clube é aberto ao público e oferece atrações como corridas de cavalo, eventos, restaurantes, bares e áreas de caminhada.

O projeto arquitetônico do Jockey Club de São Paulo foi feito pelo brasileiro Elisário Bahiana, sendo mais tarde alterado pelo arquiteto francês Henri Sajous. Atualmente, o Jockey Club de São Paulo passa por um processo de completo restauro de suas instalações, tombadas pelo patrimônio histórico.

Visitação

Todos os visitantes recebem capacetes e óculos. Não é permitida a entrada de pessoas trajando chinelos ou calçados que não cubram o pé inteiro. Caso queira fazer uma visita em grupo, o visitante pode agendar um horário por meio do site www.restaurojockeysp.com.br/agende-sua-visita/ segundo a disponibilidade de guias para acompanhar o grupo.