Petrobras contrata Método para manutenção programada em Refinaria Capuava

Por Conexão Construção 03/04/2020 - 12:06 hs
Foto: Rogério Reis / Agência Petrobras
Petrobras contrata Método para manutenção programada em Refinaria Capuava
Refinaria Capuava (Recap), localizada no Polo Petroquímico do Grande ABC, em São Paulo

A Método Potencial Engenharia foi contratada pela Petrobras para a prestação de serviços de manutenção e projetos em equipamentos e sistemas auxiliares, que serão realizados durante a parada de manutenção programada da caldeiraria da Refinaria Capuava (Recap), localizada no Polo Petroquímico do Grande ABC, em São Paulo. O contrato, no valor de R$ 27,944 milhões, tem a duração estimada de dez meses e os trabalhos devem estar concluídos em outubro de 2020. 

O diretor executivo da Unidade de Negócios de Construção e Montagens Industriais da Método, Joel Peito, conta que a mobilização teve início na segunda quinzena de dezembro do ano passado e que o pico dos trabalhos deve acontecer entre junho e julho, quando ocorre, efetivamente, a parada da refinaria. "Este novo contrato com a Recap confirma nossa competência na realização de serviços de manutenção em refinarias", afirma Peito. Há alguns anos, a Método executou, com sucesso, serviços de manutenção nos Tanques P-801-F e P-801-K. Desde 1988, a Método executou 122 contratos na Recap. 

"Devemos ter cerca de 420 pessoas trabalhando durante a parada, empenhados em atividades variadas e intervenções no bloco de destilação, na área fria e no flare, além de utilidades, muitas das quais realizadas em áreas confinadas e com altura limitada", afirma Edson Siqueira Rosa, gerente de Orçamento e Propostas da Unidade Industrial, ao destacar a grande experiência da Unidade Industrial da Método na gestão e realização desse tipo de trabalho, que envolve um número elevado de profissionais atuando em áreas de risco. 

Mais de 420 contratos

Uma das três áreas de negócio da Método, a Unidade Industrial responde por grande parte dos negócios da Método e vem crescendo muito rapidamente, puxada pelo segmento de Óleo & Gás, bem como pelos setores de Energia, Indústria de Transformação, Portos e Infraestrutura, que totalizam hoje mais de 420 contratos. 

Já no início de 2020, a Método foi selecionada pela Braskem para realizar serviços de construção e montagem na unidade do Polo Petroquímico do Grande ABC (SP), durante a sua Parada Geral de Manutenção. 

Em 2019, conquistou 20 novos contratos e consolidou sua presença em projetos de engenharia no segmento de O&G, incluindo a expansão da rede de distribuição de gás natural da Comgás, em São José dos Campos (SP), o que a posiciona como a única do setor a atuar em toda a cadeia do gás, desde a extração, transporte e processamento, até a distribuição. 

Por meio de uma joint-venture com a Shandong Kerui, a Método é responsável também pelas obras da Unidade de Processamento de Gás Natural (UPGN) do COMPERJ, no Rio de Janeiro, maior obra de engenharia do setor de O&G em andamento hoje no país e a maior da Petrobras pós Lava-Jato. 

Nos últimos anos a Método executou serviços em várias modalidades nas principais refinarias e Unidades Operacionais do Petrobras, tais como REPLAN, RLAM, REVAP, RPBC, REDUC, UO-AM e RNCE.