Empresa de segurança constrói escritório com aço balístico

Peso da chapa foi um fator importante, pela localização no quinto andar de um prédio em São Paulo

Por Conexão Construção 11/09/2018 - 13:24 hs
Foto: Divulgação
Empresa de segurança constrói escritório com aço balístico
Projeto utilizou as chapas de aço de alta resistência Ramor 500

 

Só este ano, roubos a residências aumentaram em 70% no Rio de Janeiro, segundo dados do Instituto de Segurança Pública. Em São Paulo, a situação também não é muito diferente: em 2016, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, a capital teve um lar roubado por hora e, no ano passado, 1 a cada 4 pessoas foram roubadas ou furtadas. Nesse contexto, guardar objetos de valor dentro de casa hoje em dia representa um risco, seja pela insegurança ou por enchentes e eventuais incêndios. Uma solução para este problema seria o aluguel de cofre – oferecido pelos bancos, que descontinuaram o serviço aos poucos nos últimos 18 anos.

A Sekuro, única empresa brasileira de cofres privados de aluguel, inaugurou suas atividades no mês de junho em São Paulo, no 5º andar de um prédio na região da Berrini. O local é uma espécie de “bunker nas alturas”, um labirinto formado por paredes de concreto armado e painéis blindados, que são chapas Ramor 500 da SSAB, além de rigoroso controle de acesso baseado em tecnologia japonesa, barreiras físicas, tecnológicas e monitoramento 24h.

Andrés Aracama, diretor geral da Sekuro, afirma que o aço da SSAB atendeu às expectativas do projeto arquitetônico da unidade. “Somos a primeira empresa no mundo a utilizar esse tipo de tecnologia”, afirma, ressaltando os benefícios no negócio e na segurança do local. “A siderúrgica tem o melhor produto do mercado e o preço é competitivo”, afirma. “Queremos ter os aços da SSAB em todas as nossas futuras instalações”, salienta Daniel Aveiro, diretor de Operações da Sekuro.

“O aço Ramor da SSAB já está bem difundido em aplicações de blindagem veicular e arquitetônica, mas é a primeira vez que trabalhamos com uma aplicação como a da Sekuro”, diz Lisandro Peliciolli, gerente geral de Vendas da América do Sul Atlântico. “Por eles possuírem uma necessidade bem específica na qual a qualidade das matérias primas é de fundamental importância, a SSAB acabou se tornando um parceiro fundamental para suprir a necessidade do cliente”, pondera.

De acordo com Peliciolli, para a Sekuro, era importante ter um material com garantias balísticas, que pudesse ser trabalhado sem maiores dificuldades e que propiciasse uma solução com o menor peso. “Como a operação está situada em um prédio, era muito importante que a solução tivesse o menor peso possível sem comprometer sua garantia balística e de arrombamento. O Ramor se encaixa nesta requisição, pois, devido a sua elevada dureza, permite a utilização de chapas mais finas quando comparadas aos aços mais comuns encontrados no mercado”.

Uma das grandes vantagens da utilização dos aços da SSAB, segundo a empresa, é a certificação balística que garante que o produto vai resistir à determinada munição e/ou ameaça. “Para cada munição temos uma recomendação de aço certificado a ser utilizado. Os aços possuem também elevada qualidade superficial, facilitando seu processamento, utilização e acabamento”, salienta Peliciolli.

Unidade conta com 448 gavetas de segurança