Congresso de Geologia discutirá corte de verbas para pesquisa e redução de conteúdo sobre Ciências da Terra na educação básica

Por Conexão Construção 09/08/2018 - 10:35 hs
Foto: CBG

 

A drástica redução nos investimentos em Pesquisa & Desenvolvimento e seu reflexo sobre a formação de novos profissionais e a retenção dos talentos estarão em pauta durante o 49º Congresso Brasileiro de Geologia, de 20 a 24 de agosto, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro. Para se ter ideia, o número de trabalhos inscritos para o congresso este ano é 15% menor do que 2016 (2.557 para 2.175) e, de acordo com os organizadores, reflete o atual momento do país e da ciência, o que motivou uma das mais importantes discussões do congresso.

“A Mesa Redonda Defesa das Instituições Públicas de Geologia e da Ciência Brasileira, sob a coordenação da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG), tem como propósito discutir o atual estágio das políticas públicas na área de Ciência e Tecnologia e seus reflexos danosos ao País, com a falta de incentivo à P&D, que se verifica nos últimos anos”, afirma o diretor-secretário da SBG, Fábio Braz Machado.

A mesa incluirá também os recentes cortes anunciados no orçamento da Capes . Entre os participantes convidados estão o ex-secretário executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI, Luiz Antonio Elias; Alexander Kellner (Museu Nacional/UFRJ) e José Andriotti, do Serviço Geológico do Brasil (SBG/CPRM). O debate será mediado pelo presidente da Sociedade Brasileira de Pesquisa da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira.

O Congresso traz ainda na pauta grandes temas como Petróleo e Gás, Segurança do Trabalho e Geologia, Mineração e Recentes Desastres Ambientais. “Enquanto na área acadêmica discute-se o cenário preocupante quanto à escassez de investimentos em P&D, na mineração a expectativa pelo equilíbrio econômico do país e a retomada do crescimento trazem esperança de melhores oportunidades neste setor”, destaca Hernani Chaves, presidente do Núcleo RJ-ES da SBG e da Comissão Organizadora do 49º CBG.

Fim das Ciências da Terra na educação básica

O Congresso também traz à tona outro tema preocupante: o possível  desaparecimento de diversos conteúdos das Ciências da Terra da educação básica, na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Professores espalhados pelo País já enfrentam dificuldade na compreensão dos processos e na transmissão de conceitos do Sistema Terra. Bloqueando-se a formação de cidadãos que entendam o funcionamento do planeta, diminuirá a captação de talentos para cursos de graduação e pós-graduação e será prejudicada a formação de especialistas e professores. Um Brasil geocientificamente analfabeto resultará da extinção das Ciências da Terra nas escolas”, alerta Machado.

O Simpósio de Ensino e Educação em Geociências que acontece durante o 49º CBG focalizará, além dessas questões, a formação docente e a capacitação profissional diante de tantas mudanças no País, bem como os rumos da educação e o aprimoramento dos cursos de graduação, para que os futuros profissionais possam enfrentar as exigências, a complexidade e a sofisticação do futuro.

Considerado o maior evento das Geociências na América Latina, o 49º Congresso Brasileiro de Geologia espera reunir cerca de 4 mil profissionais (da indústria, comércio e serviços), pesquisadores, professores, estudantes (graduação e pós-graduação) das diversas áreas de conhecimento das Ciências da Terra. Também deverá atrair interessados nos temas que envolvem as Geociências, seja na área aplicada ou teórica/acadêmica, além da comunidade em geral.  

Especialistas dos Estados Unidos, Portugal, Argentina, Austrália, Noruega e Alemanha vão proferir palestras temáticas. Paralelamente ao evento, acontecem o 9º Simpósio do Cretáceo do Brasil e o 7º Simpósio de Vulcanismo e Ambientes Associados. Haverá ainda atividades paralelas como exposição, minicursos, excursões e concurso de fotografia. As inscrições podem ser feitas até dia 10 de agosto pelo site. Após esta data, diretamente no local, durante o evento. 

Mais informações: https://www.49cbg.com.br/