Volvo lança carregadeira, vibroacabadora, duas escavadeiras e caminhão articulado

Por Conexão Construção 10/07/2018 - 12:04 hs
Foto: Volvo
Volvo lança carregadeira, vibroacabadora, duas escavadeiras e caminhão articulado
Nova Vibroacabadora é indicada para larguras de pavimentação de até 7 metros

A Volvo Construction Equipment segue com o projeto de expansão do seu portfólio para os mercados brasileiro e latino-americano e tem planos para lançar cerca de 20 novas máquinas ao longo do ano. Em julho, apresentou a vibroacabadora sobre esteiras P5320B ABG, duas escavadeiras para aplicações gerais da classe de 21 toneladas: a EC210DL e a EC210D. A empresa está lançando ainda a nova carregadeira L260H, com capacidade de carga 15% maior que a L250H, que substitui.

Os novos caminhões articulados A30G foram atualizados e trazem novidades e avanços tecnológicos. Voltado para trabalhos de infraestrutura, construção pesada, setor florestal, pedreiras e pequenas e médias minerações, o novo caminhão tem uma caçamba de 18 m³ e uma capacidade de carga de 29 toneladas métricas – uma tonelada a mais que seu antecessor. A fábrica brasileira da Volvo CE é a única do mundo no Grupo Volvo a produzir o A30G para os mercados internacionais.

Na área de Customer Solutions, a marca apresenta também o Active Care Direct, um serviço de monitoramento, consultoria e de emissão de relatórios regulares dos equipamentos da marca (acesse olink para a matéria sobre o ACD no final do texto).  O programa oferece novas perspectivas e recomendações práticas aos clientes: a Volvo monitora os equipamentos, coletando milhares de informações por meio do seu sistema de telemática CareTrack. Os dados são analisados ​​pelo sistema em tempo real e, mensalmente, a Volvo gera um relatório destacando oportunidades para aumentar a produtividade e reduzir os custos operacionais.

Vibroacabadora sobre esteiras P5320B ABG

A vibroacabadora sobre esteiras P5320B ABG é indicada para larguras de pavimentação de até 7 metros, principalmente para os clientes e projetos que não necessitam de avançados controles eletrônicos. “Embora seja mais manual, é um equipamento Premium e que entrega a mesma alta qualidade dos demais produtos Volvo”, afirma Gilson Capato, diretor Comercial da Volvo CE no Brasil. 

“É mais uma alternativa que oferecemos para obras de pavimentação, nas quais os clientes têm um amplo espectro de utilização”, diz o diretor. Com um motor de 5 litros de 118cv, a nova vibroacabadora trabalha é capaz de empurrar caminhões de 25 toneladas. “A P5320B já chega atualizada tecnologicamente, atendendo a regulamentação de emissões do Brasil”, destaca Boris Sánchez, gerente de suporte a Vendas e Aplicações da Volvo CE LA.

Devido ao sistema hidráulico compatível com o motor, a P5320B ABG assegura uma aplicação de material de forma continua e um acabamento liso. As placas da esteira do silo são de material resistente ao desgaste, o que proporciona vida longa mesmo com uso de materiais abrasivos, segundo o fabricante. O tensionamento das esteiras é automático em tempo integral, mantendo a tensão correta para uma operação suave e reduzindo o desgaste. 

O desenho das sapatas de borracha das esteiras permite fixação aparafusada mantendo sua superfície completamente lisa, o que reduz as marcações, prolonga a vida útil e facilita a troca, em comparação com os outros equipamentos disponíveis no mercado.

A altura do distribuidor helicoidal também pode ser ajustada para melhorar a transferência e o fluxo de material. O sistema de aquecimento a gás é acionado eletronicamente e conta com sistema de segurança que corta a alimentação de gás em caso de a chama não ser detectada. Após o término da operação, um soprador insufla ar nos dutos para remover quaisquer resíduos de gás. Este sistema aquece a placa de forma rápida e eficientemente, enquanto o sistema soprador/queimador GLP fornece calor uniforme para um acabamento liso. 

Em posição confortável, o operador da unidade tratora tem controle total da máquina. Os controles estão ergonomicamente posicionados no painel central, que pode deslizar-se para os dois lados. O toldo, fabricado em fibra de vidro, oferece proteção efetiva ao operador. A visibilidade é livre em todas as direções: o silo, o caminhão de entrega, a área do distribuidor, o fluxo de material, a mesa e a camada final.

“Tudo foi feito para ter uma operação controlada e segura”, afirma Sánchez. “A P5320B também conta com o suporte de uma grande rede de serviços e peças genuínas, para garantir que os clientes tenham máxima produtividade, menor custo de manutenção do equipamento e maior rentabilidade no negócio”, conclui o gerente.

Carregadeira L260H

 “É uma máquina inovadora, combinando a mais recente tecnologia com grande potência”, afirma Luiz Marcelo Daniel, presidente da Volvo CE Latin America. Equipada com um potente motor Volvo de 13 litros, a L260H tem 6% mais potência e 5% mais torque que sua antecessora. “É mais carga útil e, consequentemente, maior produção”, diz Boris Sánchez, gerente de aplicações e suporte a vendas. Ele destaca que, entre os avanços, está também o aprimoramento da nova transmissão HTL310, que trabalha em harmonia com o motor e os eixos. Até mesmo a caçamba, de 7,3 metros³, foi reprojetada e agora sustenta 11,5% mais material.

“Ela nasce preparada para alta produtividade. É indicada para trabalhar em obras de infraestrutura pesada, mineração, pedreiras e agregados”, destaca Gilson Capato. Na L260H, o novo conversor de torque oferece torque aumentado, resultando em melhor desempenho, segundo o fabricante. A aceleração ficou também mais rápida e a operação mais suave, uma vez que as etapas entre as marchas foram reduzidas. Os tempos de ciclo são mais rápidos por causa do sistema hidráulico com sensor de carga. Eles foram projetados para aumentar a capacidade de resposta dos implementos e a velocidade de elevação e abaixamento da lança.

A L260H tem a segunda geração do Optishift, sistema que combina dois recursos tecnológicos – o Reverse by Braking e o Lock Up, gerando um acionamento direto entre o motor e a transmissão e reduzindo o consumo de combustível.

Escavadeiras EC210D e EC210DL

A Volvo Construction Equipment está lançando duas novas escavadeiras para atender os clientes que trabalham em aplicações gerais. São equipamentos robustos, com melhor eficiência de combustível, nova cabine e com redução eficiente nos custos de propriedade. As duas escavadeiras são da classe de 21 toneladas. A principal diferença entre as duas é que a EC210DL possui um carro inferior mais longo e a EC210D um carro standard. É uma expansão para atender uma maior gama de clientes que precisam de equipamentos para uso em diversas aplicações e segmentos, que sejam produtivos, econômicos e ofereçam alta disponibilidade.

As máquinas são dotadas de chassis inferior e superior heavy-duty, com toda a estrutura extremamente reforçada. O novo motor Volvo de 4 cilindros com potência bruta 168hp, combinado com uma pressão hidráulica que proporciona forças de escavação elevadas, proporciona tempos de ciclo curtos e excelente produtividade, de acordo com o fabricante.

Para tempos de ciclo curtos e melhor consumo de combustível, a EC210DL e a EC210D vêm equipadas com modos de trabalho inteligentes, incluindo o novo modo de trabalho G4. O operador pode escolher o melhor modo: I (Marcha Lenta), F (Fino), G (Geral), H (Pesado) e P (Máxima Potência).

As máquinas possuem elevada vazão hidráulica para melhor controle e mais precisão em nivelamento e operações combinadas. O movimento da escavadeira é mais suave, e torna mais fácil a operação de elevação de carga durante o deslocamento. As escavadeiras têm visibilidade total ampliada, possuem assento ajustável e controles ergonômicos. A cabine tem um novo monitor de I-ECU, com uma variedade de informações.

As máquinas possuem placas antiderrapantes, filtros agrupados, acesso de manutenção ao nível do solo e pontos de lubrificação centralizados. Portas amplas com trava oferecem fácil acesso aos pontos de serviços e filtros, o que permite que as inspeções sejam feitas mais rapidamente. O modo de serviço instalado no monitor exibe intervalos de manutenção dos principais componentes e as verificações de diagnósticos.

Caminhão articulado A30G

“É mais um avanço nos caminhões articulados, uma linha de produtos criada e sempre liderada pela Volvo”, destaca Luiz Marcelo Daniel. Voltado para trabalhos de infraestrutura, construção pesada, setor florestal, pedreiras e pequenas e médias minerações, o novo caminhão tem caçamba de 18 m³ e capacidade de carga de 29 toneladas métricas –  uma tonelada a mais que seu antecessor, num crescimento de 3,5%.

Projetado para trabalhos pesados e difíceis, o A30G tem como opcional de fábrica o OBW (On Board Weighing), um sistema de pesagem de carga que garante maior produção por ciclo de trabalhoO OBW registra todas as cargas transportadas, proporcionando uma gestão completa da carga útil.

As informações podem ser transmitidas via Caretrack, o sistema de telemática da Volvo, para análise dos gestores da frota. A unidade de carregamento recebe informações por meio de luzes indicadoras montadas do lado de fora da máquina, para atingir a carga nominal e avisar quando há sobrecarga. Luzes diferentes se acendem, dependendo da quantidade de carga.

O A30G introduz o novo Volvo Dynamic Drive, uma nova tecnologia que muda as marchas de forma mais inteligente. A transmissão inteligente Volvo leva em consideração também os aclives e declives por onde transita, assim como a carga na caçamba, para tomar a decisão de qual marcha usar na partida e posteriormente. Quando as condições exigem, o sistema prolonga a marcha, garantindo o máximo de força de tração.

Os novos articulados A30G chegam também com o Hill Assist (assistente de partida em rampas), um recurso que ajuda quando a máquina para em aclives acentuados. O Hill Assist é ativado pressionando-se o pedal do freio na posição parada, mantendo o caminhão em posição segura em rampas íngremes o tempo necessário.

Para dar ainda mais suporte ao operador e aumentar a sua segurança, a nova máquina chega ainda com o Dump Support System, um sistema de segurança durante o basculamento. Ele mensura as inclinações longitudinal e transversal, dando mais informações para o operador tomar melhores decisões durante o basculamento e aumentando a segurança na operação. Outra inovação é o Econômetro, um mecanismo eletrônico que mostra ao operador qual foi o consumo de combustível nos últimos 10 ciclos de trabalho.

Os eixos do A30G possuem freios encapsulados, isto é, são em banho de óleo de circuito fechado, exatamente iguais aos seus congêneres maiores A35G e A40G. Com essa alteração, aumentou ainda mais a capacidade e efetividade de frenagem nas mais diversas aplicações.

Todos os corrimãos de acesso são na cor laranja, para destacar do amarelo e do cinza que caracterizam todo o caminhão. O sistema de direção do articulado preserva suas características exclusivas. Ele proporciona ao operador total domínio sobre a máquina, segundo a Volvo, com elevada força de direção nos terrenos mais difíceis, como, por exemplo, em solos lamacentos e com comportamento sempre proporcional, independetemente das rotações do motor, o que confere deslocamentos seguros e precisos em alta velocidade.

Com certificação Proconve MAR-I, o A30G tem motores turboalimentados, com comando eletrônico e seis cilindros, com torque elevado em baixa rotação. Eles proporcionam a melhor utilização da força e do torque, mesmo nas mais difíceis condições, integrando-se ao conversor de torque com a função bloqueio (lock-up) e a uma transmissão totalmente automática e adaptável.

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