Novas escavadeiras Cat prometem até 20% de economia de combustível e 15% de redução de custos de manutenção

Eficiência nas operações de nivelamento aumenta até 45% com o Cat Connect

Por Conexão Construção 18/06/2018 - 19:29 hs
Foto: Caterpillar
Novas escavadeiras Cat prometem até 20% de economia de combustível e 15% de redução de custos de manutenção
Novos modelos de escavadeiras Cat 320, 320 GC e 323

A Caterpillar colocou no mercado três escavadeiras hidráulicas de 20 toneladas, modelos 320 GC, 320 e 323, que fazem parte de uma nova geração capaz de proporcionar até 20% de economia de combustível, 15% de redução de custos de manutenção e até 45% a mais de eficiência, graças à uma combinação de inovações no projeto que otimizam a operação do equipamento.

A empresa desenvolveu três modelos dentro da nova geração de escavadeiras de 20 toneladas, para que o cliente escolha o mais adequado de acordo com a sua demanda de trabalho. Projetada para trabalhos que requerem aplicações de baixa a média severidade, a nova Cat 320 GC é indicada para produtividade focada em custos reduzidos de consumo de combustível e manutenção. A 320 conta com a Tecnologia Cat Connect integrada, que segundo o fabricante combina produtividade com custos reduzidos de combustível e manutenção, proporcionando uma produção de baixo custo em trabalhos que exigem um grau de severidade entre médio a pesado. Para trabalhos que exigem um alto desempenho de produção, a nova Cat 323 é o modelo premium da nova geração de escavadeiras, trazendo a tecnologia Cat Connect integrada como equipamento padrão e oferecendo a maior capacidade de potência e levantamento em linha.

Economia de combustível

As novas escavadeiras contam com motores de potência de 107 a 117 kW e segundo a Cat consomem até 20% menos de combustível do que seus modelos anteriores. A operação com o novo modo Smart ajusta automaticamente o motor e a potência hidráulica para as condições de escavação, otimizando tanto o consumo de combustível quanto o desempenho do equipamento. A rotação do motor é automaticamente baixada quando não há demanda hidráulica, o que reduzi ainda mais o consumo do combustível.  

Mais eficiente do que os sistemas de ventilador único, o novo sistema de arrefecimento emprega múltiplos ventiladores elétricos, que monitoram independentemente as temperaturas do óleo hidráulico, do radiador e do pós-arrefecedor ar-ar para fornecer o fluxo de ar exato que é necessário naquele momento. Com o novo sistema hidráulico construído para oferecer alta capacidade de resposta e eficiência, os modelos 320 GC, 320 e 323 têm uma nova válvula do controle principal, que elimina a necessidade de linhas-piloto, reduz as perdas de pressão e diminui o consumo de combustível. A menor quantidade de linhas hidráulicas nas novas escavadeiras resultou em uma redução de 20% na quantidade e óleo, o que diminui os custos operacionais no longo prazo.

Manutenção otimizada

Oferecendo intervalos de manutenção estendidos e mais sincronizados, as novas escavadeiras Cat fazem mais trabalho a um custo mais baixo e reduzem os custos de manutenção em até 15% em relação às séries anteriores. Com maior capacidade de absorção de poeira, o novo filtro de retorno hidráulico Cat tem vida útil de 3.000 horas, um aumento de 50% em relação aos filtros anteriores. O novo filtro de ar Cat com pré-purificador integrado e os filtros primário e secundário aumentam a vida útil para 1.000 horas, um aumento de 100% em comparação aos anteriores. Já o novo filtro na tampa do tanque de combustível tem vida útil de 2.000 horas. Cada um dos três filtros do sistema de combustível tem um intervalo de 500 horas entre os serviços.

Todas as verificações diárias de manutenção do óleo do motor, do separador de água e combustível, de água e sedimentos no tanque de combustível e o nível do sistema de arrefecimento são realizadas ao nível do solo, o que torna esta rotina mais rápida, fácil e segura. A localização consolidada dos filtros reduz o tempo de serviço.

Cat Connect

Os novos modelos Cat 320 e 323 são equipados com a tecnologia Cat Connect integrada, que aumenta a eficiência da operação em até 45% para as operações tradicionais de nivelamento, segundo o fabricante. Oferecendo orientação de profundidade, encosta e distância horizontal para nivelar, o sistema Cat Grade 2D ajuda os operadores a obter o nivelamento desejado com rapidez e precisão. Quando usa a característica E-fence do sistema, o operador permite que a máquina trabalhe em segurança debaixo de estruturas, como fiações elétricas, ou próximo ao tráfego de uma rua, por exemplo, evitando que qualquer parte da escavadeira se aproxime dos pontos definidos por ele no sistema. O sistema 2D padrão pode ainda ser substituído pelo Cat Grade com 2D avançado ou Cat Grade 3D.  

O sistema padrão Grade Assist automatiza os movimentos da lança, do braço e da caçamba e, assim, os operadores permanecem no nivelamento de maneira simples e sem esforço, podendo escavar com uma única alavanca. O sistema embarcado de pesagem de carga útil Cat Payload, integrado nos modelos 320 e 323 Cat e instalado na própria fábrica, oferece metas precisas de carga e maior eficiência de carregamento. O equipamento faz a pesagem com a máquina em movimento e informa a carga útil em tempo real, sem oscilação, para evitar que o caminhão fique com sobrecarga ou subcarga. Os hardware e software Cat Link™ conectam as escavadeiras ao escritório para que os clientes tenham acesso a informações críticas de operação da máquina.

Nova cabine reduz fadiga do operador

Todas as cabines das Escavadeiras Hidráulicas Cat da Nova Geração são equipadas com características padrões como botão de partida que dispensa a chave, grande monitor com toque na tela de 203mm, com chaves para controle do tipo “jog dial” e estruturas de proteção contra capotamento (ROPS) com supressão de ruído que eleva à máxima condição o conforto e a segurança do operador e proporciona uma operação silenciosa. Controles tipo joystick para respostas e padrões permitem ao operador programar ajustes de produtividade. Novos suportes viscosos avançados reduzem a vibração da cabine em até 50% em comparação aos modelos anteriores, o que reduz a fadiga do operador.

Equipadas com opções de pacotes de cabines Comfort, Deluxe ou Premium, as novas cabines espaçosas têm um projeto de perfil baixo e grandes janelas na frente, atrás e nas laterais para aumentar a visibilidade a frente e nas laterais da escavadeira. É possível ainda optar por ter uma visibilidade de 360 graus gerada por imagens de múltiplas câmeras instaladas na máquina e que ampliam as linhas de visão do operador em todas as direções. O controle automático do clima mantém os ajustes de temperatura no interior da cabine independentemente da  temperatura ambiente externa.  Um rádio Bluetooth®integrado com entrada USB para conexão e carregamento de celulares traz os confortos de casa para o “escritório” do operador. Um console articulável para cima facilita a entrada e saída das cabines Deluxe e Premium.