Novo terminal de líquidos da CBL no porto de Paranaguá tem 18 tanques

Construído em 24 meses, tem capacidade para armazenar 93.715 metros cúbicos de carga

Por Conexão Construção 29/05/2018 - 10:44 hs
Foto: CBL
Novo terminal de líquidos da CBL no porto de Paranaguá tem 18 tanques
Novo terminal da CBL no porto de Paranaguá tem capacidade de movimentação de 200 milhões l/mês

Começa a operar em Paranaguá no mês de junho o terminal de líquidos construído pela Companhia Brasileira de Logística (CBL), empresa do Grupo Interalli. Toda a operação do empreendimento para recebimento, expedição e armazenagem de derivados de petróleo, biocombustíveis e produtos químicos é feita por computadores e equipamentos que permitem a programação da carga desde a origem até o destino.

O empresário Fabricio Fumagalli, do Grupo Interalli, explica que a linha de processo do terminal - que envolve desde o descarregamento do produto dos navios para os tanques, assim como dos tanques para os vagões e caminhões - é feita automaticamente. "Investimos em tecnologia para oferecer aos nossos clientes maior segurança e confiabilidade no processo", afirmou Fumagalli.

O novo terminal da CBL tem capacidade para armazenar 93.715 metros cúbicos de carga, divididos em 18 tanques. Já a capacidade de movimentação mensal será de 200 milhões de litros. Com a inauguração, a capacidade de armazenamento total de líquidos do Porto de Paranaguá aumentará em cerca de 20%.

O terminal utilizará o píer público de inflamáveis de Paranaguá, em dois berços de atracação e está licenciado para o recebimento de óleo diesel, biodiesel, etanol, metanol, gasolina, nafta, entre outros.

O calado do berço permite a atracação de navios de até 48 mil metros cúbicos, com 210 metros de comprimento no berço externo e 190 metros de comprimento no berço interno.

"Estamos colocando em operação um terminal 100% automatizado, com a maior capacidade de movimentação ferroviária de Paranaguá e preparado para atender o mercado nacional e internacional", ressaltou Fabrício Fumagalli.

Obra concluída em 24 meses

O novo terminal da CBL foi construído em área própria, a obra levou 24 meses para ser concluída e estão sendo gerados aproximadamente 350 empregos diretos e indiretos no município.

O terminal conta com duas linhas em aço inox interligadas ao píer público de líquidos do Porto de Paranaguá para recebimento e expedição de produtos dos navios tanques. Essas linhas estão acopladas a três bombas com capacidade nominal de 600 metros cúbicos por hora (m3/h) cada. Assim, é possível operações de carregamento de navios com 1.200 m3/h. 

O novo terminal da CBL conta com oito plataformas rodoviárias e quatro rodoferroviárias, com capacidade para receber até 12 caminhões simultaneamente de todos os tamanhos. 

Já para o modal ferroviário, o sistema da CBL possibilita operar 32 vagões simultaneamente, sendo o terminal com maior capacidade para movimentação ferroviária no Porto de Paranaguá. O ramal ferroviário conta com 16 pontos de operação que juntos oferecem uma capacidade de recebimento e expedição de 960 metros cúbicos por hora.

Todos os tanques para armazenamento de líquidos são de formato cilíndrico vertical, com fundo plano, construídos com chapa de aço estrutural ASTM A-36, conforme normas brasileiras para o setor. Os tanques são dotados de sistema de combate a incêndio através de câmaras de espuma e anéis com aspersores para resfriamento automático dos costados. O terminal conta ainda com um tanque de água para combate a incêndio com capacidade de 4.410,00 m3.