Programa de Apoio à Gestão Pública da Votorantim Cimentos obteve bons resultados em Nobres (MT)

O foco das ações em 2017 foi a melhoria da saúde pública

Por Conexão Construção 08/12/2017 - 12:24 hs
Foto: Votorantim Cimentos
Programa de Apoio à Gestão Pública da Votorantim Cimentos obteve bons resultados em Nobres (MT)
Nobres (MT) tem cerca de 15 mil habitantes e cinco Unidades Básicas de Saúde

Os avanços na Saúde Pública de Nobres (MT) foi o tema de uma reunião aberta à comunidade promovida no dia 7 de dezembro, na Prefeitura Municipal. O evento foi organizado para apresentar o balanço de 2017 do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP). Foram expostas na reunião as principais atividades desenvolvidas ao longo do ano e os resultados alcançados, além de uma perspectiva das ações que serão executadas nos próximos anos.

Criado em 2012 pelo Instituto Votorantim, o Apoio à Gestão Pública está presente em diversos municípios brasileiros. Em Nobres, a iniciativa foi implantada em 2015, em parceria com a Votorantim Cimentos. Em 2017, as ações do Programa tiveram como foco a melhoria da Saúde Pública. Durante todo o ano, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde, e também profissionais que trabalham no sistema público de saúde, participaram de consultorias e capacitações oferecidas pelo Programa para aprimorar metodologias de atendimento e gestão.

O conhecimento adquirido ajudou a equipe técnica a criar propostas mais elaboradas para pleitear recursos junto aos governos estadual e federal para incrementar a oferta de serviços públicos e o atendimento prestado à população. Mesmo os serviços já existentes apresentaram uma evolução considerável. A Secretaria Municipal de Saúde fechou o ano com 40% das ações realizadas, e 60% em andamento, das ações gerais planejadas para 2017.

“A vinda do Apoio à Gestão Pública mudou completamente a saúde pública de Nobres. Todos estão muito entusiasmados com o Programa, inclusive a população, que hoje procura mais as unidades de saúde não apenas nas situações de urgência e emergência, e sim para efetivamente cuidar da saúde, fazendo exames preventivos. Dessa forma, o hospital deixou de ficar sobrecarregado e o sistema todo passou a funcionar com mais eficiência”, afirmou o prefeito de Nobres, Leocir Hanel.

Município com aproximadamente 15 mil habitantes, segundo o IBGE, Nobres possui cinco Unidades Básicas de Saúde e um hospital particular, que atendem não só a população da zona urbana como também da zona rural. Com o resultado positivo alcançado em 2017 com a atuação do Apoio à Gestão Pública, Nobres tem como meta para 2018 elevar o percentual de ações em andamento para 86%. Para 2019, a perspectiva é que 100% das ações estejam prontas para execução, antecipando o cumprimento da meta do Programa, definido para ser concluído em 2020.

Hélio Alberto Marangoni, supervisor de qualidade da Votorantim Cimentos de Nobres e consultor do Programa de Apoio à Gestão Pública, comemora o êxito da iniciativa. “Estamos, junto com o Poder Público, promovendo melhorias sólidas que vão deixar um legado duradouro para a população. Com apenas 10 meses de realização do Programa na nova gestão municipal, Nobres irá receber a visita técnica de um secretário municipal de saúde de outro Estado, face aos resultados já alcançados. Vamos continuar esse trabalho para o município  desenvolver-se ainda mais”, disse.