Estudo da Sobratema estima retomada da comercialização de equipamentos para construção em 2018

Para o próximo ano, a perspectiva é de crescimento de 7,9% nas unidades vendidas

Por Conexão Construção 16/11/2017 - 16:43 hs
Foto: Sobratema
Estudo da Sobratema estima retomada da comercialização de equipamentos para construção em 2018
Evento da Sobratema reuniu cerca de 400 pessoas em São Paulo, que foram conferir os números do setor

A Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) divulgou o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção durante o evento Tendências no Mercado da Construção, realizado em São Paulo. Uma nova queda na comercialização de equipamentos para construção é esperada para 2017. Segundo o estudo, as vendas devem totalizar 12,1 mil unidades neste ano contra 14,4 mil unidades no ano anterior, o que significa uma redução de 15% ante 2016. Mas em 2018 o estudo projeta uma retomada, com alta nas vendas de 7,9%. A linha amarela deverá apresentar um crescimento de 8%, as demais categorias de equipamentos, um aumento de 7,3%, e caminhões rodoviários usados na construção, uma alta de 8%.

Esse declínio nas vendas de equipamentos em 2017, segundo a pesquisa, foi ocasionado pela atual situação do mercado da construção e do setor de infraestrutura, que ainda não foram impactados de forma significativa pelo início da recuperação econômica, que já é percebido em outros segmentos da economia e, em especial, no PIB brasileiro, cuja expectativa, segundo o Banco Central, é alcançar, depois de três anos, um percentual de crescimento. 

Para a linha amarela – equipamentos de movimentação de terra –, o Estudo Sobratema projeta uma diminuição nas vendas de 9% em 2017 em relação a 2016. Os equipamentos com menor retração estimada são as pás carregadeiras (queda de 5%) e as minicarregadeiras (9%). As miniescavadeiras terão a maior queda, com 32%. 

No entanto, mesmo nesta conjuntura, algumas famílias de máquinas devem conseguir dados positivos em termos de comercialização neste ano em comparação a 2016. São eles: caminhões fora de estrada (150%), motoniveladoras (56%), plataformas aéreas (38%) e gruas (25%). 

A alta na comercialização de plataformas aéreas e de gruas vai beneficiar a categoria “demais equipamentos para o setor” divulgadas pelo estudo, cuja estimativa é alcançar uma expansão de 5% em vendas neste ano ante o ano anterior. Além desses dois equipamentos, essa categoria contempla ainda guindastes, compressores portáteis, manipuladores telescópicos e tratores de pneus. Outra categoria avaliada pelo Estudo é a área de caminhões rodoviários utilizados na contrução, cuja previsão de retração é de 32% neste ano. 

O Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção ainda fornece informações relacionados aos equipamentos da área de concreto. Os caminhões betoneira devem ter uma baixa nas vendas de 44% em 2017 em comparação a 2016, enquanto que as centrais de concreto devem obter um aumento de 15%. 

Editado desde 2007, retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor. A compilação e análise dos dados conta com a consultoria econômica do jornalista e economista Brian Nicholson.