Frente Parlamentar da Construção e secretários estaduais de SP buscam soluções conjuntas para o setor

Redução dos investimentos estaduais de 2014 até agora chega a mais de 62%

Por Conexão Construção 04/09/2017 - 10:50 hs
Foto: FPIC
Frente Parlamentar da Construção e secretários estaduais de SP buscam soluções conjuntas para o setor
Evento reuniu em secretários estaduais e representantes da indústria da construção em São Paulo

A Frente Parlamentar da Indústria da Construção (FPIC), presidida pelo deputado Itamar Borges, os secretários estaduais de São Paulo Samuel Moreira (Casa Civil), Laurence Casagrande (Logística e Transportes), João Carlos Meirelles (Energia e Mineração) e Rodrigo Garcia (Habitação), e representantes da cadeia produtiva da construção se reuniram para apresentar e debater as pautas do setor e buscar soluções conjuntas com as secretarias de Estado. Também estiveram presentes os secretários-adjuntos Michael Sotelo Cerqueira (Transportes Metropolitanos), Pablo Uhart (Planejamento e Gestão) e Mônica Porto (Saneamento e Recursos Hídricos). 

O diretor titular do Departamento da Indústria da Construção (Deconcic) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Carlos Auricchio, apresentou dados atuais do setor no país e em especial no Estado de São Paulo. “De 2016 para 2017 o Governo do Estado reduziu em 25% o investimento, e se contarmos desde o início da crise econômica, em 2014, a redução é de 62,3%”, afirmou.

Auricchio também falou sobre as principais bandeiras defendidas pelo setor para o curto prazo, como a retomada do ritmo de investimentos; o combate à sonegação e a informalidade, com maior fiscalização de veículos de transporte nas estradas estaduais; e o aumento da previsibilidade, com a divulgação de informações técnicas e orçamentárias dos investimentos em obras previstos pelo governo.

A posição dos empresários foi reforçada pelo deputado Itamar Borges. “Após analisar os dados, os números, ficamos com o sentimento que a redução no investimento tem sido muito mais acentuada do que a queda na arrecadação estadual. Esse é um grande problema, pois o recurso que é investido, movimenta a economia, gera emprego, renda e volta ao Estado”, complementou.

Samuel Moreira exaltou a importância do encontro com o setor e falou sobre a importância de se manter aberto o canal de diálogo, a troca de ideias e informações. “Vamos buscar alternativas para atender as reivindicações que estiverem ao nosso alcance neste momento”, observou.

Segundo o secretário Rodrigo Garcia, a secretaria possui hoje 65 mil unidades habitacionais em construção. “Não paramos nenhuma obra, mas com a crise, tivemos que alongar o cronograma de alguns empreendimentos”, justificou. O secretário-adjunto de Planejamento e Gestão, Pablo Uhart, informou que o orçamento proposto pelo Governo do Estado para 2018 ainda será voltado para a responsabilidade fiscal. “Nós estamos trabalhando com o cenário de 2018 ainda ser um ano difícil”, disse.

“Foi uma reunião muito positiva e produtiva. Apresentamos as principais questões do setor e ouvimos as posições das pastas. Essa reunião conjunta possibilitou uma maior integração entre o setor e o Governo do Estado. Acredito que conseguiremos avançar em alguns pontos da agenda do setor. Além disso, também conseguimos abrir alguns canais para assuntos mais específicos, como o setor do cimento Portland”, finalizou o deputado Itamar Borges.

Participaram do encontro os representantes do setor: Eduardo Rodrigues Machado Luz, Carlos Roberto Petrini, Cristiano Goldstein, Mario Esper, Newton Cavalieri, Paulo Camillo, Luiz Eulálio, Murilo Pinheiro, João Carlos Gonçalves, Walter Cover, Vicente Abate e Fernando Valverde.