Análise correta da caçamba mais adequada é importante ao adquirir uma escavadeira

Densidade do material a ser trabalhado é o ponto de partida para a definição do limite de capacidade

Por Conexão Construção 28/08/2017 - 15:46 hs

Análise correta da caçamba mais adequada é importante ao adquirir uma escavadeira
Escavadeira da Link-Belt

As caçambas das escavadeiras são classificadas de acordo com a capacidade, rasa ou coroada, sempre em metros cúbicos (m³). A escolha da caçamba correta depende do peso da escavadeira e das características do material a ser carregado, explica o gerente de Suporte ao Cliente da Link-Belt, Jorge Castro. De acordo com ele, o processo deve começar com as tabelas de capacidade de carga na escavadeira. A densidade do material a ser trabalhado pela escavadeira é o ponto de partida para a definição do limite de capacidade da caçamba. As tabelas de densidade de material podem ser facilmente adquiridas na internet ou sites científicos.

Segundo ele, existe uma falsa ideia de que quanto maior a caçamba mais volume de material será retirado. Mas o volume de material escavado depende diretamente dos ciclos de carregamento e caçambas maiores aumentam significativamente este tempo de carregamento. Assim, o ideal é encontrar o ponto ótimo ente o volume da caçamba em relação ao tempo de ciclo.

Um ciclo de carga ideal deve ser menor que 12 segundos. A carga útil da caçamba, ou seja, a quantidade real de material em cada ciclo de escavação, depende de alguns fatores como a forma e design da caçamba, pontas de contato com solo e também do tipo de solo em questão. Essas características são chamadas de fatores de enchimento, que são basicamente o tipo de aglomeração do material dentro da caçamba. Castro cita alguns exemplos de fatores de enchimento (porcentagem da capacidade material na caçamba coroada): Barro ou Argila Arenosa — 100-110%; Areia e Cascalho — 95-110%; Argila Dura, Resistente — 76-90%; Rocha — Bem Explodida 60-75%; Rocha — Pouca Explodida 40-50%.

Por fim, Castro ressalta que, "buscando a vida útil da caçamba, teremos as diferentes condições de configuração, sendo caçambas STDP, HDP e XDP. As caçambas STDP são adequadas para aplicações gerais em terraplanagem, com movimentação de terra, sem grandes concentrações de cascalho, pedra. As caçambas STDP são recomendadas para aplicação leve. Já a configuração HDP é uma estrutura um pouco mais reforçada que a caçamba STDP e são indicadas para aplicação um pouco mais severa. Porém ainda dentro do limite de aplicação de terraplanagem. A configuração XDP é uma configuração extremamente resistente para aplicação mais severa, como pedreiras, extração em mineração. Elas possuem chapas e proteções nos entre dentes, polainas nas facas laterais e proteções no bojo".