Serviço Geológico lançará estudo Recursos Minerais para Materiais de Construção Civil da Região Metropolitana de Florianópolis

Serviço Geológico lançará estudo Recursos Minerais para Materiais de Construção Civil da Região Metropolitana de Florianópolis

Informe será apresentado em evento no dia 29 de agosto

Por Conexão Construção 17/08/2017 - 10:15 hs
Foto: CPRM

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) vai lançar no dia 29 de agosto, no Auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA/SC), o Informe de Recursos Minerais para Materiais de Construção Civil da Região Metropolitana de Florianópolis. 

O estudo apresenta informações sobre os materiais minerais utilizados na indústria da construção civil, áreas de ocorrência e reservas potenciais para exploração. Também oferece parâmetros geológicos para futuros trabalhos de ordenamento territorial no Estado de Santa Catarina, propiciando interface entre urbanização e exploração mineral.

Os insumos minerais descritos individualmente, enfocaram aspectos de localização, tipologia de depósitos, caracterização tecnológica, identificação de áreas potenciais e usos e funções. Foram cadastradas 148 ocorrências minerais, enfatizando-se a caracterização tecnológica de areias, argilas e brita utilizadas para construção civil, com a finalidade de definir a melhor aplicabilidade do insumo. Também foi elaborado um diagnóstico técnico-econômico sobre os insumos minerais, levando em conta produção, consumo e sistemática de produção.

O informe conta com um capítulo sobre os impactos ambientais decorrentes da atividade minerária, com indicações quanto à sustentabilidade da produção mineral e atendimento da demanda futura. Além de ser um instrumento para formulação de políticas públicas, este produto pode auxiliar na atração de investimentos no setor mineral, fator importantes para a manutenção do crescimento econômico, cujos efeitos podem resultar na geração de emprego, renda e desenvolvimento social à luz da sustentabilidade e respeito ao meio ambiente.