Harsco investirá R$ 100 milhões para construção de fábrica de asfalto sustentável em Minas Gerais
Unidade deverá ser construída no Vale do Aço, com a implantação prevista a partir de julho de 2026 e o início das operações em dezembro de 2027
Uma comitiva do Governo de Minas Gerais, liderada pelo vice-governador Mateus Simões, está em missão nos Estados Unidos com o objetivo de gerar oportunidades e atrair mais investimentos para beneficiar os mineiros. E um dos primeiros resultados da iniciativa foi anunciado na segunda-feira (12/5).
Em visita às instalações da multinacional especializada em soluções ambientais, Harsco Environmental, na Filadélfia (Pensilvânia), a empresa anunciou projeto de investimento de R$ 100 milhões para a construção de uma planta da SteelPhalt, indústria especializada na produção de um tipo de asfalto sustentável. O produto utiliza 95% de agregados reciclados, resultando em uma emissão de carbono cerca de 40% menor do que as alternativas de materiais naturais.
"A economia circular é uma oportunidade que Minas Gerais não deixa para trás. O Race to Zero, nosso compromisso de zerar as emissões de carbono, e a busca internacional de soluções para que Minas continue na dianteira da indústria verde são compromissos do governo Zema. Este acordo assinado hoje para produção do asfalto verde em nosso estado a partir dos resíduos da siderurgia é mais um passo em direção a uma Minas cada vez mais verde", enfatizou o vice-governador Mateus Simões.
A nova planta deverá ser construída no Vale do Aço, com a implantação prevista a partir de julho de 2026 e o início das operações em dezembro de 2027. O projeto prevê a produção de 100 mil toneladas de SteelPhalt por ano, com a expectativa de gerar 20 empregos diretos.
"A assinatura do protocolo reforça a atratividade de Minas Gerais como destino para negócios sustentáveis e tecnologicamente avançados. A região do Vale do Aço tem muito a ganhar com essas novas oportunidades que serão geradas", destaca a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mila Corrêa da Costa.
“O Governo de Minas tem construído uma política sólida para atrair investimentos que aliam inovação e baixo impacto ambiental. A SteelPhalt representa esse novo momento, em que a transição para uma economia de baixo carbono se conecta com a força industrial do estado. Este anúncio é resultado de um trabalho contínuo da Invest Minas, aproximando empresas comprometidas com o futuro sustentável que queremos para os mineiros”, ressalta o diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga.
“Celebramos muito essa parceria com o Governo de Minas, que agora nos permite dar um passo decisivo rumo a um futuro mais sustentável para infraestrutura nacional com a chegada do asfalto sustentável, o nosso SteelPhalt, ao Brasil. É motivo de orgulho iniciar essa jornada por Minas Gerais, estado que tem assumido o protagonismo na construção de uma economia mais verde, onde desenvolvimento econômico e transição para uma indústria de baixo impacto ambiental caminham juntos. Com o Steelphalt iremos, literalmente, pavimentar caminhos para um amanhã mais limpo, eficiente e consciente”, destaca o CEO da Harsco na América Latina, Wender Alves.
Reciclagem
Além do projeto, a Harsco possui mais quatro fábricas em Minas Gerais (Ipatinga, Timóteo, Ouro Branco e Jeceaba), especializadas em transformar os resíduos da produção de aço, a chamada escória siderúrgica, em fertilizantes de alta qualidade, a linha AgroSilício, britas recicladas, a chamada Neobrita, e, ainda, metal recuperado, que volta para o processo de produção das aciarias, reduzindo desperdícios.
Assim como ocorreu em 2024, dentro de um programa que tem um horizonte de cinco anos de parceria firmada, a Harsco se comprometeu a doar, anualmente ao estado, 10 mil toneladas de AgroSilício e 30 mil toneladas de Neobrita. O AgroSilício é um fertilizante e corretivo de solo de origem 100% reciclada, com certificação de redução em 95% de gases de efeito estufa.
Ele já tem sido utilizado pelos agricultores familiares e demais produtores rurais de Minas Gerais, na produção agrícola e na recuperação de pastagens degradadas, conforme parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).
"Trata-se de uma parceria público-privada muito bem-vinda para o segmento agropecuário do estado, disponibilizando um insumo de reconhecida importância para melhor condicionamento do solo e aumento da produção e produtividade agropecuária. Em 2024, primeiro ano da parceria, foram beneficiados 90 municípios, com cerca de 1,4 mil agricultores recebendo e aplicando o AgroSilício em suas áreas de cultivo", destaca o secretário Thales Fernandes.
Já a Neobrita, uma brita ecológica de origem 100% reciclada, é usada para melhorar a pavimentação de acessos rurais e do anel viário no Vale do Aço, desta vez em colaboração com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra-MG).
"O DER-MG já possui uma estreita relação com a Harsco desde 2023, quando passamos a utilizar a Neobrita. Ela proporciona economicidade, valor social e benefícios ambientais em nossas obras. Executamos serviços com o material nos empreendimentos de melhoramento e pavimentação de 7,5 quilômetros de extensão da AMG-4030 (Marliéria - Parque Estadual do Rio Doce) e no encascalhamento do trecho não pavimentado da LMG-789 (Naque ao entroncamento com LMG-758, para Belo Oriente)", explicou o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Rodrigo Tavares.