Escavadeiras de raio curto favorecem operações em vias públicas

Diferentemente dos modelos tradicionais, os equipamentos são indicados para locais de difícil manobra

Por Conexão Construção 21/02/2022 - 11:52 hs
Foto: Link-Belt
Escavadeiras de raio curto favorecem operações em vias públicas
Design compacto faz com que a traseira das máquinas seja o mais reduzida possível

Diante das diversas opções de escavadeiras disponíveis no mercado, selecionar o equipamento correto exige um profundo conhecimento sobre o tipo de atividade a ser realizada. No caso de operações em vias públicas e em locais confinados, a recomendação da Link-Belt é optar pelos modelos de raio curto. Afinal, esse tipo de escavadeira integra a categoria de equipamentos compactos, que corresponde às máquinas de pequeno porte e com desenho diferenciado que auxilia as atividades nestes locais.

“O design compacto das escavadeiras de raio curto faz com que a traseira das máquinas seja o mais reduzida possível. Desta forma, a maior parte da estrutura dos equipamentos permanece dentro da largura do carro inferior”, detalha o especialista de Produto da Link-Belt Latin America, Vladimir Machado.

Por possuir essa característica, os modelos de raio curto se destacam, em relação às escavadeiras tradicionais, em operações em locais confinados e de difícil manobra.Outra vantagem desses modelos é a presença de uma lâmina frontal standard. A ferramenta possibilita que o fechamento de valas e de pequenas escavações seja feito sem o auxílio de um outro equipamento. Além disso, o componente funciona como um apoio ao solo, o que amplia a estabilidade da escavadeira e, consequentemente, a carga de içamento.

Em contrapartida, as escavadeiras tradicionais possuem cabines muito mais espaçosas do que as de raio curto, as quais pelo desenho diferenciado necessitam que os componentes internos sejam rearranjados para garantir a ergonomia adequada aos operadores. Ainda em relação a esses modelos, a área reservada para manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos também possui um espaço reduzido, o que altera o acesso ao interior do cofre do motor e das bombas, e cada ponto de manutenção tem que ser desenhado e posicionado de forma a facilitar o acesso, quando necessário.

As escavadeiras de raio curto são recomendadas para operações de escavação dentro de galpões, silos e vias de trânsito. Já as tradicionais operam em serviços de terraplanagem, carregamento de materiais e escavações que exijam extensa profundidade ou mudança na configuração do atendimento, ou seja, alterações nas caçambas, braços, lanças e esteiras.

Entre os equipamentos de raio curto produzidos pela Link-Belt, a empresa disponibiliza os modelos 80SA (Spin Ace) e 145X3E, possuindo peso operacional de 8.43 e de 15.2 toneladas, respectivamente.

Apesar das diferenças entre os dois modelos de escavadeiras, Machado reforça que os dois são altamente eficientes em suas atividades. Para acertar no dimensionamento da escavadeira, o especialista de Produto da Link-Belt LatinAmerica lista três aspectos fundamentais a serem considerados: 

“Para que a empresa consiga obter um equipamento diferenciado e alcance uma vantagem competitiva no mercado, deve-se avaliar primeiramente o tipo de aplicação da escavadeira, as atividades realizadas pela companhia e o custo de aquisição. Afinal, os modelos de raio curto possuem um custo de aquisição mais elevado, devido à complexidade do equipamento”, destaca Machado.