Processamento de calcário vinculado à argila na Collier Materials demandou solução sob medida da CDE

Por Conexão Construção 29/12/2021 - 17:58 hs
Foto: CDE
Processamento de calcário vinculado à argila na Collier Materials demandou solução sob medida da CDE
Operação da Collier Materials no Texas (EUA)

A Collier Materials tem produzido areia, granito e cascalho no Texas há 46 anos. Localmente, a empresa vem operando em sua mina de Marble Falls desde 1973, sob a direção da família Collier. A companhia recentemente adicionou sites em Llano e Georgetown, Texas. 

As operações originais da empresa eram focadas no negócio de granito decomposto, e eles construíram uma forte reputação para produção de produtos de paisagismo e construção de alta qualidade, que são fornecidos a clientes em todo o Texas. Kevin Collier acredita que eles têm algumas das melhores rochas e areias sendo produzidas no norte de Austin. 

A empresa atualizou recentemente suas operações em Georgetown, e o investimento já está compensando. O site  processa uma matéria bruta de calcário vinculado a argila, contando com um excesso de malha 4-8 no material. Um material difícil de lidar, que vinha causando alguns problemas ao operador conforme ele buscava conseguir uma areia de especificação C-33 de qualidade e consistente, em alto volume, todas as vezes, enquanto também se esforçava para melhorar as operações e manutenção do local. Depois de enfrentar problemas com seu sistema de processamento úmido baseado em ciclones, a Collier procurou os especialistas em lavagem de areia, CDE, com quem haviam tido parcerias de sucesso no passado.  

Com um portfólio de mais de 2.000 instalações de processamento úmido em todo o mundo desde 1992 e um histórico comprovado no site Llano da Collier, uma solução de processamento úmido da CDE foi identificada como a solução para o problema atual da empresa. E a equipe CDE EUA, com sede em Cleburne, no Texas, estava pronta para o desafio.  

Thomas Wick, Gerente de Desenvolvimento de Negócios da base Cleburne da CDE, explicou: “Entendemos totalmente que Kevin e sua equipe precisavam de um parceiro de serviço completo que pudesse trabalhar para entender suas unidades, matérias primas e necessidades específicas, para criar a solução correta rapidamente. A Collier Materials já havia experimentado a eficácia de uma unidade da CDE anteriormente, mas, para nós, não há duas unidades iguais. Desta vez, nossos engenheiros foram direto ao seu local para trabalhar lado a lado com eles para projetar, fabricar, instalar e comissionar uma solução personalizada.” 

A unidade anterior da Collier em Georgetown não estava atingindo a qualidade e a consistência necessária para atender à norma C-33, e o gerenciamento e a manutenção de seu reservatório  estavam se mostrando ineficientes e dispendiosos. O sistema não estava removendo #200 suficiente da areia, que variava de 17 a 25%. Ele também estava perdendo uma quantidade significativa de valiosa areia de concreto para os reservatórios de decantação. A CDE foi, portanto, nomeada para fornecer uma solução de lavagem personalizada que garantiria a remoção da quantidade elevada de #200 e reduziria a necessidade de manutenção do reservatório no local.   

Kevin Collier observou: “Precisávamos de conselhos e apoio para substituir uma linha de processamento úmido que não funcionava para nós – era um sistema similar, mas não do mesmo calibre e não tinha sido projetado para lidar com nossa matéria-prima base.  Os principais problemas eram que a especificação do produto não era consistente, e não estava produzindo no grau que precisávamos”. 

Como resultado da capacidade limitada de pontos de corte, a empresa descobriu que frações valiosas estavam sendo perdidas para os reservatórios junto com o transbordamento, o que, por sua vez, significava um aumento significativo na ocupação de espaço e manutenção do reservatório. 

Essa manutenção estava se tornando cada vez mais difícil, com  os reservatórios precisando ser limpos sete dias por semana – sua produtividade dependia da rapidez com que essa limpeza poderia ser feita e grande parte dos esforços se focavam nas barragens. A recuperação de materiais finos perdidos envolveria o reprocessamento do material residual, resultando em custos operacionais significativos por meio de manuseio duplo e tempo de inatividade.  

A Collier precisava de uma solução diferenciada e a tecnologia da CDE garantiu maximizar a produtividade através da recuperação de água e retenção de areia, melhorando assim a qualidade e a quantidade de produção, enquanto mitiga os problemas relacionados aos reservatórios. 

Kevin acrescentou: “Ao fazer a mudança, era importante que trabalhássemos diretamente com o fabricante. A equipe de especialistas locais da CDE reservou um tempo para realmente entender nosso site e nossas necessidades, trabalhando conosco para fornecer uma solução mais inteligente e integrada. Sabíamos que eles eram a equipe que queríamos contratar e o trabalho conjunto superou nossas expectativas e suas promessas, estendendo-se até o atendimento pós-venda”. 

“Sabíamos que a CDE poderia entregar resultados ao mesmo tempo em que defenderia uma maneira mais sustentável de alcançar isso - eles são especialistas em processamento e lavagem de produtos por via úmida que promovem um Novo Mundo de Recursos. A sustentabilidade também é importante para nós: sustentabilidade de nossos recursos e de nossos negócios. Utilizamos soluções de lavagem inteligente para otimizar nossos recursos naturais de maneira mais eficiente. Percebemos que, entre outras prioridades de negócios, há a necessidade de seguir em uma direção ecologicamente mais correta”. 

Suporte local 

Thomas Wick explica: “Antes de começar a trabalhar no projeto, a CDE fez uma visita inicial ao site de Georgetown para determinar as causas de ineficiências, seguida por uma análise da matéria-prima nos laboratórios da CDE para garantir que o balanço de massa seria desenvolvido para alcançar o máximo desempenho da unidade.” 

As equipes de projeto e engenharia puderam então trabalhar a partir de um resumo abrangente para desenvolver a solução mais eficiente para o site de Georgetown. Wick diz que, após um processo minucioso, “Uma unidade de processamento por via úmida da CDE EvoWash™ 251 com em ciclones foi identificada como o sistema mais eficiente para lidar com o material de calcário argiloso de Georgetown”. 

A unidade tem uma capacidade de produção de até 250tph e é calibrada para produzir areia na norma ASTM C-33 consistentemente, assim como a areia de “cascalho” como subproduto, para transformar o excesso de malha 4-8 em um produto vendável.  

Reciclagem de água 

A eficiência da unidade é otimizada usando uma unidade de tratamento de águas residuais, um espessador CDE AquaCycle, que permite a reciclagem de até 90% da água usada através de um sistema que retém os sólidos da água suja em um ambiente controlado e expulsa o lodo nos reservatórios de sedimentação próximos. Isso é ideal para empresas que não dispõem de suprimentos de água prontamente disponíveis. A água do processo, depois de passar para a câmara de purga e ter o floculante adicionado, passa para o centro do espessador de modo que o floculante possa trabalhar e atuar na sedimentação do material fino. 

Com uma capacidade de 30.004 L/min, o AquaCycle permite que a Collier Materials reduza o espaço do reservatórioa uma fração do original, já que 10 vezes menos volumes de lodo residual são enviados para os reservatórios em comparação com a instalação anterior. 

A CDE reconheceu que, com o design correto do sistema, juntamente com a quantidade correta de água no sistema, a unidade da Collier poderia aumentar a capacidade em mais de 50%. 

Collier confirma: “Antes, mesmo com a limpeza dos reservatórios sete dias por semana, ainda estávamos operando a 50% do que a unidade era capaz de fazer. Agora, com o AquaCycle, 100% do meu tempo de produção e horas de mão-de-obra estão operando a unidade. Percebemos que esta tecnologia está muito à frente de todos os outros.” 

Resultados 

O processo do pedido até a conclusão aconteceu rapidamente com a unidade projetada, fabricada, pré-instalada e pré-testada nas instalações de montagem da CDE. Depois da entrega, instalação e comissionamento pelos engenheiros da CDE, a equipe treinou o pessoal da Collier Materials no local. Depois que a unidade entrou em operação, o serviço CDE de pós-vendas, CustomCare, assumiu o controle para oferecer um serviço ao cliente de qualidade superior para toda a vida.  

Michael Dambra, Engenheiro de Serviço Regional da CustomCare no escritório do Texas da CDE, mantém contato com a equipe da Collier quase diariamente. Ele explica: “Sejam perguntas sobre peças, conselhos técnicos, verificação de níveis de estoque ou inspeções de manutenção preventiva, temos comunicação contínua com Kevin e sua equipe. Estamos presentes para quaisquer ajustes que precisem ser feitos para garantir que o produto ideal seja produzido. É um relacionamento muito próximo e temos sorte de trabalhar em parceria com eles.” 

Kevin Collier acredita que o pacote da CDE fornece uma segurança muito maior do que se eles tivessem comprado através de um revendedor, comenta: “Tivemos um serviço completo e abrangente com a CDE e eles continuam a colaborar regularmente conosco após a instalação. Já tivemos problemas antes trabalhando com intermediários, mas agora temos contato direto com a CDE que é excelência em engenharia. Também é reconfortante saber que a equipe está prontamente disponível, se precisarmos de ajuda.” 

Thomas Wick acrescentou: “Trabalhamos proativamente com os clientes para aumentar o ROI e garantir a otimização de suas unidades. Kevin e a equipe agora são parceiros da CDE, e esperamos que os resultados positivos vistos até agora continuem com força. 

“Nossa equipe de pós-vendas está bem à porta de nossos clientes para oferecer excelência em serviços pós-venda e suporte de engenharia para uma tranquilidade total – temos um ponto de contato dedicado para cada cliente que faz chamadas rotineiras ou faz uma ligação telefônica para ver se está tudo bem. Todos os nossos clientes na América do Norte também se beneficiam do fato de que temos estoque prontamente disponível de peças comuns em Cleburne, Texas, e um histórico completo de pedidos para garantir um tempo de inatividade mais curto, baixos custos de envio e um aumento de produtividade.” 

A produtividade já foi impulsionada no local de Georgetown, como Collier compartilha, “Nossa nova unidade da CDE fornece resultados máximos para uma produção consistente e eu não tenho dúvidas, mesmo depois de apenas algumas semanas vendo esta planta em operação no site, que iremos mais do que duplicar a nossa tonelagem por ano.” 

Acesse a Galeria de Vídeos de Conexão Construção para conhecer mais detalhes do projeto na Collier Materials: clique aqui.