LafargeHolcim obtém certificação de baixa emissão de carbono para o cimento Mauá

Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ) emitiu o documento para a unidade produtiva da empresa no Espírito Santo

Por Conexão Construção 26/07/2021 - 09:10 hs
Foto: LafargeHolcim
LafargeHolcim obtém certificação de baixa emissão de carbono para o cimento Mauá
Cimento Mauá fabricado no Espírito Santo gera abaixo de 220 kg de CO2 por tonelada

A LafargeHolcim é a primeira empresa brasileira do segmento a produzir cimento com a certificação de baixa emissão de carbono do Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ). O reconhecimento da instituição, ao cimento Mauá produzido na unidade da LafargeHolcim Brasil, no Espírito Santo, considerou todo o processo de fabricação, que utiliza componentes minerais ativos em sua composição e programas de gestão de energia térmica e elétrica para alcançar baixa redução de GEE, conforme metodologia da Global Cement & Concrete Association (GCCA) - escopos 1 e 2. 

Essas características fazem com que o Mauá fabricado no Estado gere abaixo de 220 kg de CO2 por tonelada, valor bem inferior a média nacional dos cimentos fabricados no País (564 kg de CO2 por tonelada, segundo dados conforme dados do relatório GCCA). A redução na emissão está alinhada às diretrizes mundiais da LafargeHolcim, primeira companhia do setor a assinar o compromisso Net Zero, cuja meta é zerar suas emissões líquidas de CO2 até 2050. Nos últimos três anos, por meio do coprocessamento nos fornos de clínquer, a LafargeHolcim Brasil evitou a emissão de 1,24 milhão de toneladas de CO2 na atmosfera. 

"A LafargeHolcim está em busca de construir um mundo mais sustentável e a certificação comprova os esforços da companhia nesse sentido. É um grande orgulho ter um produto certificado por uma instituição amplamente reconhecida no mercado, que realiza uma rígida auditoria para a validação de todas as suas características", afirma Bruno Hallak, Gerente de Sustentabilidade da LafargeHolcim . 

O Instituto Falcão Bauer da Qualidade atua na área de Certificação de Produtos e Sistemas de Gestão, por meio do processo de Avaliação da Conformidade, baseado em normas nacionais, internacionais ou regulamentos técnicos.