Fachadas ventiladas com uso de rochas naturais

Assunto é tema de palestra hoje na Vitoria Stone Fair

Por Conexão Construção 08/06/2017 - 09:10 hs
Foto: Vitoria Stone Fair

Técnica muito utilizada e comprovada sua eficiência em países do hemisfério Norte, as fachadas ventiladas já são uma realidade no mercado brasileiro, atraindo interesse de arquitetos e engenheiros por aliar efeitos estéticos e também uma melhoria no conforto térmico das edificações.  O assunto é tema de palestra na Vitória Stone Fair l Marmomac Latin America 2017, no próximo dia 08, às 18 horas (inscrições gratuitas no local)

Voltada para arquitetos, engenheiros civis e construtores, a exposição será feita pelo coordenador do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Augusto Alvarenga, que irá abordar o uso das rochas naturais como fachadas ventiladas. “O tema envolve técnicas de construção civil de última geração. Será abordado o conceito de fachada ventilada e as vantagens do sistema, principalmente quanto aos requisitos bioclimáticos dos edifícios, enfatizando sua eficiência na melhoria do conforto térmico”, explica.

A fachada ventilada é um sistema caracterizado pelo afastamento entre a parede e o revestimento, criando uma câmara de ar em movimento que permite a ventilação natural e contínua da parede. Dentre as vantagens estão a redução de umidade e, consequentemente, um melhor conforto térmico, e a preservação da estrutura e prolongamento da vida útil da edificação.

No hemisfério Norte, onde essas fachadas foram desenvolvidas, como o inverno é rigoroso, parte dessa cavidade é preenchida por materiais isolantes, como painéis de lã de vidro ou de rocha. Com a evolução dos materiais, esse paramento externo recebe hoje, além de vidros sofisticados, placas de revestimento de materiais que agregam valor e beleza aos edifícios, como granito, mármore e outros.

Augusto Alvarenga é formado em arquitetura e urbanismo pela Universidade federal do Espírito Santo (UFES), mestre em engenharia civil pelo programa de pós-graduação em Engenharia Civil da UFES e doutor pela Universidade politécnica da Catalunha.