Retrofit da Casa Niemeyer busca obtenção de selo internacional de sustentabilidade

Fundação Vanzolini é responsável pelo processo, que propõe um novo olhar para a sustentabilidade nas construções brasileira

Por Conexão Construção 03/04/2020 - 12:57 hs
Foto: Fundação Vanzolini
Retrofit da Casa Niemeyer busca obtenção de selo internacional de sustentabilidade
Casa projetada por Oscar Niemeyer

Quando pensamos em uma casa projetada nos anos 1950, não imaginamos que ela pode ser uma casa sustentável. É exatamente essa inovação que busca o Projeto Habitas com a reforma e retrofit (modernização de um imóvel antigo) da Casa Niemeyer, localizada no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP).

Uma das frentes de trabalho do Projeto Habitas é reformar a casa, projetada por Oscar Niemeyer (1907-2012), preservando o projeto arquitetônico original de modo que a inserção de tecnologias sustentáveis se adeque às características propostas pelo arquiteto. 

Além de adaptar a edificação a normas sustentáveis modernas, o Projeto Habitas, em parceria com a Fundação Vanzolini, também busca alcançar o selo AQUA-HQE – uma certificação internacional da construção sustentável desenvolvida a partir da certificação francesa Démarche HQE (Haute Qualité Environnementale) e aplicada no Brasil exclusivamente pela Fundação Vanzolini.

Desde seu lançamento, em 2008, o Processo AQUA-HQE propõe um novo olhar para a sustentabilidade nas construções brasileiras: seus referenciais técnicos foram desenvolvidos considerando a cultura, o clima, as normas técnicas e a regulamentação presentes no Brasil, mas buscando sempre uma melhoria contínua de seus desempenhos.

“As construções sustentáveis nascem no projeto, quando são adotadas as melhores soluções arquitetônicas e técnicas para o conforto e saúde dos usuários com o menor impacto ambiental. Com esse enfoque, a disponibilidade de novos produtos, sistemas e processos construtivos – com melhor desempenho funcional, durabilidade e baixo impacto ambiental – é fundamental para que os arquitetos e engenheiros possam desenvolver os projetos com o aproveitamento ideal dessas soluções”, afirma Manuel Martins, engenheiro e coordenador executivo do processo AQUA-HQE.

Um novo olhar para a construção civil

A inquietação com o investimento público em edificações não sustentáveis é o principal motivo que levou um grupo do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) a criar o Projeto Habitas. E a Fundação Vanzolini compartilha a mesma missão.

Martins diz que, de maneira geral, “o setor da construção civil no Brasil ainda não adota, como base, cinco práticas”, que são: estabelecer um sistema de gestão integral para garantir o planejamento do empreendimento em todas as suas fases; pensar no contexto do empreendimento e seu entorno antes de definir o programa funcional e ambiental; desenvolver o pré-projeto com a participação integrada de todos os envolvidos; desenvolver o projeto executivo do empreendimento e do seu processo construtivo, com base nas definições do pré-projeto; e executar a obra de acordo com o projeto executivo.

Segundo o engenheiro, algumas medidas necessárias para que a sustentabilidade se pulverize cada vez mais no setor são, por exemplo “adotar a gestão integrada de todo o processo, desde a ideia inicial e escolha do terreno, passando pela definição do produto, pré-projeto, projeto e execução, até a entrega, com planejamento e controle em todas as fases”. “Pensar, planejar e controlar para definir os objetivos de sustentabilidade do projeto, e garantir sua efetiva realização, representa uma mudança na cultura não apenas da construção civil, mas do próprio país”, afirma Martins.

Projeto Habitas

Criado a partir da comunidade acadêmica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o Projeto Habitas tem como finalidade contribuir para uma melhor compreensão de técnicas, métodos e tecnologias sustentáveis no âmbito da administração pública, estabelecendo um novo sistema a ser adotado nas reformas e novos projetos de edificações públicas. Contempla a reforma de duas edificações do campus do DCTA, em São José dos Campos (SP). A primeira parte compreende uma reforma de prédio residencial (projetado por Oscar Niemeyer) cujo conjunto de obras está em processo de estudo no IPHAN, para o futuro reconhecimento como patrimônio cultural nacional e certificação AQUA-HQE. A segunda visa uma mudança da destinação de uma edificação no campus para uma Casa de Cultura & Sustentabilidade, com certificação AQUA-HQE e Living Building Challenge.

Casa Niemeyer

Um dos prédios contemplados, a Casa Niemeyer é assim chamada em homenagem ao autor do projeto arquitetônico, Oscar Niemeyer (1907-2012). O conjunto da qual faz parte foi projetado com unidades residenciais maiores e de desenho distinto das demais residências no campus. As casas são geminadas, com dormitórios dispostos na fachada principal, o que configura dois pavimentos bem marcados e reforça a ideia da permeabilidade do conjunto em função do recuo da sala de jantar, da varanda com pilotis e do jardim lateral que interliga as áreas ajardinadas da frente e do fundo do bloco. 

A reforma preserva o projeto arquitetônico original, de modo que a inserção de tecnologias sustentáveis se adequa às características propostas por Niemeyer. O objetivo é que a residência ganhe características sustentáveis, alcançando a certificação AQUA-HQE – que propõe um novo olhar para sustentabilidade nas construções brasileiras, buscando sempre uma melhoria contínua de seu desempenho.

Parceiros

O Projeto Habitas conta com a participação inicial de diversas empresas: Fundação Vanzolini, Otta Albernaz Arquitetos, LarVerdeLar, Conecte Solar, Comfise, Enactus ITA, Natus Garden, My Zeal Design de Interiores, Athena Projetos Executivos, OHL Energia Fotovoltaica, Regavale e Leal Energia.

Também integram a equipe, com aporte de materiais e recursos, a Amanco, Bidim, Wavin, Saint-Gobain, Deca, Hydra, Weg, General Water, Honeywell, Elgin, TecSUS, Litoral Engenharia e BYD. Diversas outras empresas sinalizaram participação e estão analisando sua entrada no projeto.