Concurso escolhe casas que integrarão projeto de village inteligente na Serra da Mantiqueira

Foram convidados 80 escritórios de arquitetura de diversos Estados

Por Conexão Construção 11/06/2019 - 13:31 hs
Foto: Divulgação
Concurso escolhe casas que integrarão projeto de village inteligente na Serra da Mantiqueira
Todos os projetos foram desenvolvidos com sistemas que permitissem obras "secas"

Obras integralmente secas, 70% produzidas em indústrias, com logística simplificada e em sinergia com uma nova proposta de moradia coletiva. Esse foi o desafio proposto para alguns nomes consagrados e novos talentos da arquitetura que participaram do concurso com chancela da Escola da Cidade para escolher os 5 projetos de casas que farão parte da Vila dos Mellos, empreendimento imobiliário em Santo Antonio do Pinhal. Este será o primeiro hood desenvolvido pela Smart Hood, empresa que propõe um novo conceito em moradia coletiva.

Smart, aliás, será a palavra que permeará os condomínios. “A ausência de muros entre as casas, provenientes de obras limpas e silenciosas, as áreas que pretendem de fato proporcionar convivência com restaurantes, áreas de música e atrações culturais; a escolha de glebas para agricultura ao invés de um campo de golfe, moradias pequenas, sem necessidade de funcionários domésticos, com compartilhamento de serviços, equipamentos e provedores e, mesmo no campo, tecnologia de última geração, são apenas algumas das características que exemplificam o conceito”, conta rodrigo Martins, CEO da Smart Hood. “Assim, as casas que serão implementadas ali precisam necessariamente estar alinhadas com o propósito”, completa.

Para chegar aos modelos, foram convidados 80 escritórios de arquitetura de SP, MG, RJ, DF, PR, AM, RS e CE, entre integrantes do corpo docente da Escola e de fora. Ao todo, 30 projetos foram efetivamente submetidos para as duas etapas do concurso. Na primeira etapa foram escolhidos 10 projetos preliminares que foram remuneradas para o desenvolvimento de versões mais detalhadas de suas propostas. Destes, 5 foram escolhidos e hoje estão expostos na Escola da Cidade, enquanto seus criadores, já efetivamente contratados, trabalham na transformação da ideia em realidade.

Com consultoria do engenheiro Mauricio de Almeida, Diretor de Engenharia da Smart Hood, os participantes apresentaram 2 versões: casa com 1 dormitório com 60m² e 2 dormitórios com 75m². O júri formado por Ricardo Semler e os arquitetos Alvaro Puntoni, Guilherme Poliello e Marta Moreira, declarou vencedores os escritórios Andrade Morettin Arquitetos; Acayaba+Rosenberg Arquitetos em associação com Gil Mello Arquitetura; Denis Joelsons Arquiteto; José Paulo Gouvêa Arquitetos e o  Projeto Paulista de Arquitetura.

Todos os projetos foram concebidos valendo-se de sistemas estruturais e construtivos racionalizados, que permitissem obras integralmente “secas” (ou seja, sem concreto e alvenarias de tijolos ou blocos). Deveriam seguir especificações técnicas de 4 indústrias credenciadas e respeitar um valor máximo de construção. Todos têm estruturas em madeira laminada-colada (MLC) e painéis CLT (Cross Laminated Timber, madeira laminada cruzada), estruturas metálicas, vedações (paredes) dry-wall em painéis com isolamento termo acústico, lajes secas em CLT ou painéis de madeira revestidos por chapas de fibrocimento, forros em CLT, madeira ou gesso, coberturas em telhas metálicas termo isoladas, pisos de madeira (assoalhos) e caixilharia em alumínio.