Novo edifício dentro de complexo hospitalar gera desafios para construtora em São Paulo

Redução de ruídos e dificuldade de acesso de caminhões ao centro da cidade são alguns pontos que demandam muito planejamento

Por Conexão Construção 23/07/2018 - 16:06 hs
Foto: Afonso França Engenharia
Novo edifício dentro de complexo hospitalar gera desafios para construtora em São Paulo
Obras do novo edifício do Complexo Hospitalar Vergueiro, em São Paulo

Responsável pela construção do novo edifício do Complexo Hospitalar Vergueiro, a Afonso França encara desafios importantes: prazo, planejamento e gestão de custos, localização e espaço reduzido para a obra. O planejamento está sendo crucial para cumprir o prazo determinado para entrega, prevista para dezembro de 2018, com as atividades acontecendo de forma simultânea. Já a localização, no centro da cidade de São Paulo, dificulta a entrada e saída de veículos de grande porte devido ao rodízio e vias de restrição para circulação de caminhões. 

Segundo Antônio Carlos Marchini Júnior, diretor responsável pela obra, de aproximadamente 11 mil metros quadrados, a logística de materiais é administrada dentro do espaço reduzido da obra, além de considerar medidas para minimizar o impacto da obra nas imediações. “O novo edifício contempla 13 pavimentos, considerando oito para consultórios médicos e cinco para garagens, em local separado dos demais blocos hospitalares. Os cuidados com as estruturas das edificações hospitalares que estão ao redor foram essenciais para que a contenção não causasse fissuras ou trincas nos prédios já existentes”, explica Marchini. 

A construção não está acontecendo nos espaços de funcionamento do hospital, mas mesmo assim técnicas de redução de ruído, sustentabilidade ambiental, segurança do trabalho, entre outras, foram necessárias para a construção. 

Segundo a construtora, o planejamento está sendo seguido à risca, tanto pela Afonso França quanto pelos fornecedores para não existir a necessidade de escalas de horários diferenciados para o trabalho, remanejamento de pacientes e áreas do hospital ou implantação de atividades não habituais. O planejado é executado, inclusive a descarga de grandes volumes de materiais, que ocorre durante o período da noite e madrugada. 

“Realizamos uma fase preparatória de reuniões para que os recursos fossem pré-definidos. Como toda obra passa por um processo dinâmico, sempre avaliamos no decorrer da construção novas oportunidades para alcançar o melhor resultado”, finaliza Antonio Carlos. 

Perspectiva do novo edifício no complexo hospitalar