SPIC assume UHE São Simão após seis meses de operação assistida

Por Conexão Construção 16/05/2018 - 16:11 hs

SPIC assume UHE São Simão após seis meses de operação assistida
A chinesa SPIC tem 140 GW de capacidade instalada em operações em diversos países

A SPIC Pacific Hydro assumiu em 10 de maio a operação na Usina Hidrelétrica (UHE) São Simão. "O início da operação de uma hidrelétrica do porte de São Simão demonstra a força para investir e a expertise para realizar da SPIC no Brasil", afirma Adriana Waltrick, CEO da SPIC Pacific Hydro no Brasil.

A usina foi arrematada por R$ 7,18 bilhões em leilão promovido pelo governo federal, em setembro de 2017, que estabeleceu à UHE São Simão Energia S.A., da qual a SPIC Pacific Hydro é principal acionista, a concessão de operação pelo período de 30 anos. A empresa também tem participação acionária da Zhejiang Energy International, ZLCFB-Hong Kong International Investment Cooperation e CPD Energy Investment Co.

Com essa aquisição, a SPIC Pacific Hydro passa a contar com uma capacidade instalada de 1.768 MW no Brasil, considerando os 58 MW de energia gerados pelos dois parques eólicos da empresa: Vale dos Ventos e Millennium, em Mataraca (PB).

Situada à margem do Rio Parnaíba, entre os Estados de Goiás e Minas Gerais, a usina tem capacidade instalada de 1.710 MW, suficiente para abastecer uma cidade de 6 milhões de habitantes.

A UHE São Simão possui uma barragem de 3,5 km de comprimento por 127 metros de altura. O Lago Azul é capaz de armazenar 2,54% do volume dos reservatórios de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, que equivale a 6,7% do armazenamento de água do subsistema do Rio Paranaíba.

Da energia gerada em São Simão, 70% destina-se ao mercado cativo, enquanto os 30% restantes são voltados para o mercado livre. Para atender geradores, comercializadoras e grandes consumidores do mercado livre, a empresa está estruturando uma robusta operação de comercialização.

"A SPIC Pacific Hydro busca ser um player relevante no mercado brasileiro e enxerga o País como chave na expansão internacional dos negócios. Este é um mercado em pleno crescimento e queremos fazer parte do desenvolvimento e fortalecimento do setor. Por isso, estamos estruturando uma robusta operação de comercialização", afirma Adriana.

140 GW

A SPIC Pacific Hydro (SPH) é uma subsidiária da companhia chinesa State Power Investment Corporation Limited (SPIC), criada a partir da aquisição da Pacific Hydro, empresa australiana de energia renovável, que já atuava no Brasil operando dois parques eólicos no Nordeste. 

Na China, a SPIC é um dos cinco principais grupos geradores de energia, com capacidade total instalada de 140 GW. Fruto da fusão, em maio de 2015, entre a China Power Investment Corporation e a State Nuclear Power Technology Corporation, a SPIC já participa da Fortune Global 500 há cinco anos consecutivos. Com aproximadamente 140 mil funcionários, está presente em 41 países, com destaque para Japão, Austrália, Malta, Índia, Turquia, África do Sul, Paquistão e agora o Brasil.

Ao expandir seus mercados de energia no país e no exterior, a Companhia almeja ser um grupo internacional de energia integrada e outras tecnologias avançadas de energia e com foco no desenvolvimento de energia limpa.