Segurança de barragens e futuro das hidrelétricas são temas de eventos

Comitê Brasileiro de Barragens estará à frente dos debates nacionais nos próximos dias 21 a 23 de maio, em São Paulo

Por Conexão Construção 16/05/2018 - 10:11 hs
Foto: CBDB

 

“No Brasil ainda existe uma ‘blindagem’ jurídica que restringe as informações sobre as causas dos acidentes em barragens. Isso precisa mudar, já que relatórios sobre acidentes e estudos de caso ajudam a prevenir novas tragédias e melhorar a segurança dos empreendimentos”. A afirmação é do presidente do Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB), Carlos Henrique Medeiros. Para aprofundar o tema e trazer as últimas novidades do setor, o Comitê organiza de 21 a 23 de maio, em São Paulo, o II Encontro Técnico sobre Incidentes e Acidentes em Barragens, o XI Simpósio sobre Pequenas e Médias Centrais Hidrelétricas e o II Simpósio sobre Usinas Hidrelétricas Reversíveis.

Para Medeiros, acidentes como o da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), chamam a atenção para o fato de que a cultura de segurança ainda não foi internalizada de forma eficiente nas organizações. “Segurança não combina com burocracia, falta de recursos, deixar para depois. Barragens são estruturas de risco e passíveis de incidentes e acidentes, com sérias consequências”, reitera.  Quem participar do evento conhecerá também a visão de um palestrante internacional, que falará sobre as lições aprendidas no acidente de Oroville (EUA), de grande repercussão no meio técnico.

O CBDB ainda vai discutir a questão das pequenas e médias centrais hidrelétricas, que se destacam por serem fontes de energia limpa, barata, de baixo impacto ambiental e geradoras de empregos. Para completar, estarão em debate as usinas reversíveis, pouco comuns ainda no Brasil e que podem servir de suporte nos picos de demanda do sistema elétrico.

São esperados cerca de 300 profissionais, agentes e acadêmicos no Bourbon Convention Ibirapuera, que compilarão ao final dos eventos a Carta de São Paulo para servir de subsídio às políticas setoriais. “O CBDB é um importante fórum de discussão dessas transformações e por isso vai exercer seu papel de impulsionador das ações necessárias para aprimorar cada vez mais o setor”, completa o vice-presidente do CBDB e coordenador dos eventos, José Marques Filho.

Mais informações: http://www.cbdb.org.br/xispmch