Aditivo reduz viscosidade de concreto e facilita construção de túnel ferroviário

MasterEase, da Basf, está sendo aplicado na obra do Tunnel de Champel, em Genebra

Por Conexão Construção 28/11/2017 - 09:36 hs
Foto: Basf
Aditivo reduz viscosidade de concreto e facilita construção de túnel ferroviário
Tunnel de Champel é parte da ferrovia entre Suíça e França que entrará em operação em 2019

A construção do Tunnel de Champel, em Genebra, Suíça, contou com um cimento mais econômico e eficiente com aplicação do hiperplastificante para concreto projetado MasterEase da Master Builders Solutions®. A empresa construtora do túnel, Marti Tunnelbau AG, utilizou o aditivo para reduzir a viscosidade do concreto, tornando-o mais fácil de ser bombeado e aplicado. Além disso, o MasterEase UG 3904 aumenta o tempo de trabalhabilidade do concreto e promove o endurecimento mais homogêneo do concreto na parede do túnel depois de aplicado.

A escolha do MasterEase teve como objetivo resolver alguns desafios enfrentados no início do projeto: “A combinação do cimento com um antigo hiperplastificante criou problemas por causa do curto tempo aberto. “Depois de apenas uma hora a fluidez já não era mais suficiente”, explica Nicole Kolbener, gerente de Construção da Marti Tunnelbau. 

 “Além do MasterEase UG 3904 funcionar extremamente bem com o concreto usado, também, nos permitiu mudar a fonte de cimento, aumentando nossa rentabilidade em 5%”, comemora Kolbener. 

O benefício ambiental também é relevante. Fabien Cerf, Chefe de Vendas de Genebra da Holcim Suíça, explica que a viagem de 350 km até a antiga fábrica de cimento tornou-se desnecessária. “Agora o cimento vem de uma fábrica que fica a apenas alguns quilômetros. Com a mudança do cimento conseguimos reduzir custos e ter uma economia de 6% em CO2”, afirma Cerf.

O Tunnel de Champel é parte do projeto CEVA (Ligação ferroviária Cornavin). A ferrovia vai ligar a estação Cornavin, em Genebra, à Eaux-Vives e Annemasse, na França, e deve entrar em operação em 2019.