Retirada de sedimentos em barragens de hidrelétricas é segmento promissor para a área de dragagem

Muitas das cerca de 40 mil usinas hidrelétricas no mundo foram construídas nas décadas de 1960 e 1970

Por Conexão Construção 02/10/2017 - 12:01 hs
Foto: Damen
Retirada de sedimentos em barragens de hidrelétricas é segmento promissor para a área de dragagem
Dragagem pode remover o excesso de sedimentos em antigos reservatórios de usinas hidrelétricas

Por Olivier Marcus*

Quando o assunto é dragagem, dividimos o setor em quatro áreas diferentes: dragagem capital, recuperação de terra, dragagem de manutenção e mineração de minerais. Entretanto, nos últimos anos, uma nova modalidade de dragagem surgiu: uma área que impacta os recursos hídricos e hidrelétricos de diversos países pelo mundo afora. Este quinto setor envolve a dragagem de reservatórios diretamente a montante de barragens hidrelétricas.

Com cerca de 40.000 barragens hidrelétricas em todo o mundo, trata-se de um mercado considerável. A maioria dessas estruturas foi construída nos anos 1960 e 1970, e muitas delas requerem manutenção urgente, pois não estão mais operando à capacidade total. Isto gera implicações diretas no abastecimento de água para consumo humano e para irrigação agrícola e, naturalmente, afeta a capacidade de geração de energia elétrica das turbinas hidrelétricas das próprias barragens.

Com o tempo, os sedimentos se acumulam nas proximidades da barragem, causando o eventual bloqueio das turbinas hidrelétricas. Esses sedimentos devem ser removidos, mas há uma série de fatores envolvidos e todos eles tornam a tarefa mais desafiadora. Por definição, esses reservatórios se localizam em regiões montanhosas, geralmente isoladas. Desta forma, os desafios abrangem a acessibilidade e o fornecimento de combustíveis – uma embarcação deve acessar a área em questão, levando o combustível. Muitas vezes, a altitude da barragem é tal – chegando a 3.000 metros – que o ar chega a ser rarefeito para que motores a diesel funcionem corretamente.

Os desafios vão além, visto que a balsa de dragagem já está mobilizada e pronta para o trabalho. O reservatório de uma barragem hidrelétrica pode ter até 60 metros de profundidade. Essa profundidade é necessária para se atingir a diferença de altitude necessária para a geração ideal de energia hidrelétrica. A dragagem a essa profundidade requer engenhosidade e experiência; este é o ponto forte da Damen.

A resposta está nas bombas DOP da Damen. Essas bombas de dragagem submersíveis são extremamente versáteis; os operadores podem utilizar ponteiras diferentes, conforme a situação e o material a ser dragado. Por exemplo, material mais rígido e compacto requer uma ponteira de corte para a dragagem. Se o reservatório tiver muitos depósitos de silte, jatos de água são utilizados para soltar os sedimentos, para que as ponteiras de sucção possam remover o material.

Com a bomba DOP submersível encarregada do aspecto da dragagem, a próxima questão da solução é a própria embarcação. Costumam ser plataformas flutuantes moduladas, que podem ser inteiramente compostas de contêineres. A embarcação e todos os seus componentes – motores, guinchos e tubulação – podem ser instalados em contêineres padrão. Todo o material pode ser transportado por caminhões até o canteiro de obras.

A estrutura modulada também tem implicações positivas quanto à profundidade da dragagem. Isto significa que é possível dragar a qualquer profundidade desejada. Podemos estender a grade de dragagem e se ainda assim não atingir a profundidade desejada, podemos rebaixar a bomba DOP com cabos até a profundidade necessária.

Considerando-se que há cerca de 40.000 barragens hidrelétricas em todo o mundo, a abrangência das operações do quinto setor de dragagem é substancial. E o mais importante, o impacto humano – em termos de abastecimento de água e energia – tem um potencial imenso.

(*) Olivier Marcus é diretor de Produtos de Dragagem da Damen