Betoneira com rotação constante foi destaque na Liebherr na Concrete Show

Por Conexão Construção 30/08/2017 - 08:10 hs
Foto: Liebherr
Betoneira com rotação constante foi destaque na Liebherr na Concrete Show
Guindaste de torre da Liebherr

Na 11ª edição da Concrete Show, a Liebherr esteve presente com duas betoneiras, sendo uma HTM 1004, de 10 m³ e outra uma HTM 804 EMC, de 8 m³, uma autobomba de concreto THP 70 D-C, uma pá-carregadeira L 538, usada e reformada, e três miniaturas em escala de diferentes modelos de guindastes de torre.

A betoneira HTM 804 EMC ficou exposta em área externa, na entrada do pavilhão e podia ser operada por aqueles que possuem CNH, em uma área denominada Betondrive. Essa maior eficiência na operação da betoneira é alcançada através de um sistema de acionamento   que, dentre outras funções, garante que as rotações do tambor permaneçam constantes conforme pré-estabelecidas pelo operador, mesmo em situações de aceleração e desaceleração do motor do caminhão.

Com isso, a vida útil da betoneira ganha em durabilidade, uma vez que o balão sofre significativamente menos desgaste. Além disso, é possível obter redução no consumo de combustível, já que com o novo sistema EMC-BR a potência disponível do conjunto fica dedicada para o caminhão, enquanto ele trafega. No modo “tráfego”, o novo sistema EMC-BR fixa o número de rotações do tambor, sem consumir potência adicional do veículo enquanto que com o sistema anterior, mecânico, nos momentos de aceleração, em que o giro do motor aumenta – como ao trafegar em rodovias de maior velocidade ou em aclives – parte da potência que deveria ser exclusiva para o veículo, passava a ser destinada, desnecessariamente, para o giro do tambor da betoneira

Com a quantidade de giros fixada, as características do concreto permanecem mais constantes e adequadas às especificações do cliente. Por fim, com esse novo sistema a vida útil do sistema de transmissão se prolonga. Isso porque durante movimentos de carga e descarga, é estabelecida uma rampa de aceleração (ou desaceleração) do giro do tambor que evita que o sistema dê trancos ao mudar de direção repentinamente, como acontece com o sistema convencional de comando mecânico. De modo geral, o novo sistema EMC-BR permite melhor dirigibilidade do caminhão como um todo.

Todas essas funções, e outras mais, são apresentadas numa interface com o operador muito amigável e simples de manusear, segundo o fabricante. 

A HTM 1004 que ficou exposta no estande interno da Liebherr conta com traseira com seu desenho original, adequação do tubo distribuidor, que ficou mais compacto, e o novo sistema de arrefecimento, mais eficiente e moderno, com novo design mais simples de manusear e de realizar manutenções.

A autobomba de concreto THP 70 D-C  tem rendimento máximo teórico de 71 m3 na haste e de 43 m3 no pistão. A pressão máxima do concreto também varia de 75 bar na haste para 125 bar no pistão. Dependendo da necessidade, o cliente pode optar entre maior vazão e menor pressão para aplicação em áreas mais extensas e alturas menores, ou entre menor vazão a maior pressão para trabalhos em altura.

A THP 70 D-C é o menor modelo de autobomba do portfólio da Liebherr, com uma tremonha de 600 litros. O design da tremonha favorece o fluxo de concreto e previne o depósito de concreto. A área de sucção entre a câmara da válvula “S” e os cilindros de transporte também conta com características que favorecem o melhor bombeamento do mercado, devido ao diâmetro de entrada para o cilindro de transporte que é maior que o diâmetro do mesmo, permitindo melhor performance na sucção.

A autobomba THP 70 D-C conta com um robusto motor diesel de 132HP e trabalha com ciclos de bombeamento em movimentos alternativos de 27 ciclos/min na haste ou 18 ciclos/minuto no pistão. De tudo isso, resulta uma operação suave, com pouca vibração e com longa vida útil dos componentes, segundo a Liebherr.

Mesmo no momento em que chega a hora de fazer a manutenção, Graças à chapa óculos bipartida, as intervenções na  autobomba Liebherr são  simples e econômicas, sem a necessidade de desconectar o sistema de tudo “S” para a realização das atividades.

A autobomba THP 70 D-C tem cilindro de transporte de 200mm de diâmetro e 1.400mm de comprimento e pode ser montada sobre caminhões da classe de 15 toneladas e chassis entre eixos de 4.800mm. Com a produção da THP 70 D-C na fábrica da Liebherr de Guaratinguetá (SP), o cliente conta com toda estrutura da empresa .

Movimentação de Terra

A Liebherr apresentou também no evento a pá-carregadeira L 538 com 9.300 kg de carga de tombamento. Segundo o fabricante, as pás-carregadeiras da marca oferecem alta produtividade e baixo consumo de combustível, devido, principalmente, à distribuição de seu peso operacional, o qual privilegia sua carga de tombamento e, consequentemente, capacidade de carga.

Utilizando-se do trade-in como opção adicional ao mercado, quanto à aquisição de equipamentos com confiabilidade, a Liebherr, através de critérios pré-estabelecidos de seleção de modelos, executa uma rigorosa inspeção e revisa os principais componentes, como trem de força (incluindo motor diesel), hidráulica e eletrônica, visando estender a vida útil do equipamento.

A Liebherr oferece diferentes níveis de revisão ou reforma, conforme necessidade de cada cliente, a um custo de aquisição bastante competitivo. A Liebherr ainda oferece garantia nas máquinas e treinamentos aos compradores e usuários.

Guindastes de Torre

A Liebherr oferece uma ampla variedade de modelos de guindastes de torre. Com características, capacidades e aplicações diversas, esses equipamentos, no Brasil, são muito utilizados em grandes obras de construção civil ou obras industriais. No entanto, novas aplicações desses equipamentos tem se mostrado interessantes para construtoras de diversos portes, que utilizam diferentes métodos construtivos, como por exemplo, estruturas de concreto pré-fabricado, estruturas metálicas em construções imobiliárias e obras horizontais. Na Concrete Show, a Liebherr apresentou três modelos em miniaturas em escala de guindastes de torre para diferentes aplicações.

O maior modelo apresentado foi o 630 EC-H 40 Litronic, um guindaste de torre Liebherr de alta capacidade, muito utilizado em grandes obras. Atualmente, há um 630 EC-H 40 Litronic operando em uma obra em Governador Valadares (MG), para a montagem de um supermercado com estruturas de concreto pré-fabricados.  O diferencial dessa obra é que ela é bastante horizontal, ou seja, não é uma obra alta, no entanto, o equipamento se mostrou viável já que seu raio de alcance e alta capacidade de carga, na configuração em que foi montado, consegue cobrir o transporte vertical e horizontal de cargas por todo canteiro de obras.

A segunda miniatura é a de um guindaste de torre Liebherr auto montável, o 81 K, que não precisa de guindaste auxiliar para ser montado. Esse modelo, com altura máxima de 40,4 metros e capacidade de carga na ponta da lança de 1.400 kg, a 45 metros, é muito utilizado em obras de curta duração ou ainda naquelas em que é necessário o deslocamento do equipamento dentro do canteiro, como em obras imobiliária com muitos blocos de apartamentos.

Por fim, foi montada a miniatura em escala do guindaste 110 EC-B 6 FR.tronic, modelo uma classe maior que o guindaste de torre de fabricação nacional, o 85 EC-B 5b. Ambos modelos são de porte mediano e dimensionados para obras de construção imobiliária.