Curso de Rigger amplia o conhecimento técnico na operação com guindastes

Com 40 horas de duração, o curso possui um conteúdo programático abrangente

Por Conexão Construção 02/08/2017 - 10:48 hs
Foto: Liebherr
Curso de Rigger amplia o conhecimento técnico na operação com guindastes
Guindaste Liebherr LTF 1045-4.1 sobre caminhão

A elaboração correta do plano de rigging é fundamental para a produtividade e a eficiência da operação com equipamentos de movimentação e içamento de carga em um canteiro de obras, ao especificar todos os parâmetros de configuração dos guindastes que serão utilizados no projeto e o uso de acessórios de amarração da carga. 

Esse planejamento também é essencial para garantir a segurança de todos os envolvidos na operação, uma vez que a sobrecarga do equipamento, a ação do vento, o desnivelamento do solo, a ruptura de acessórios de amarração da carga, entre outros fatores, representam sérios riscos, que podem acarretar em acidentes de trabalho. 

Nesse sentido, o Instituto Opus da Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema) promove regularmente o curso de Rigger para profissionais  responsáveis pelo planejamento da operação do içamento de cargas. De agosto até dezembro deste ano, serão cinco cursos, sendo o primeiro entre os dias 21 e 25 de agosto, na sede da Sobratema, em São Paulo.

Com 40 horas de duração, o curso possui um conteúdo programático abrangente, o que permite ao participante adquirir conhecimento teórico  para elaboração do plano de rigging. Entre os tópicos abordados no curso estão fatores determinantes em operações com mais de um guindaste, elaboração do plano de rigging, intepretação e leitura de tabelas de cargas, entre outros. 

Além do curso de Rigger, o Instituto Opus também outros cursos voltados para profissionais que atuam na área de equipamentos para construção, como é o caso do curso de Gestão de Ativos. São oferecidos também cursos in company, a fim de atender as necessidades de capacitação e treinamento das construtoras, mineradoras, pedreiras, fabricantes, locadoras e distribuidores de equipamentos para construção e mineração. 

Inscrições e informações: (11) 3662-4159/ opus@sobratema.com.br