Sarpav adota revestimento de borracha em caçamba e durabilidade é 125% maior

Antes a empresa utilizava as tradicionais placas de aço

Por Conexão Construção 13/07/2017 - 15:44 hs
Foto: Metso
Sarpav adota revestimento de borracha em caçamba e durabilidade é 125% maior
Caminhões Randon RK430 com revestimento de caçamba Trellex

A Sarpav, uma das empresas da Divisão de Agregados do grupo Equipav e produtora de areia e brita para o setor da construção civil, adotou o revestimento para caçambas da Metso formulada com borracha Trellex, que segundo o fabricante possui resistência quatro vezes maior do que as placas de aço. “O revestimento instalado nos caminhões da Sarpav tem como objetivo maximizar a disponibilidade da frota e a produtividade, sobretudo reduzir os altos custos com reparos e manutenção”, explica o especialista de Suporte de Produtos da Metso, Fernando Antônio.

No caso da Sarpav, o revestimento de borracha está instalado em caminhões Randon RK430, com capacidade para até 30 toneladas de carga. “Já percebemos uma redução significativa no número de manutenção que fazíamos em nossa frota. As trocas de revestimento de caçamba aconteciam a cada 4 mil horas, hoje estamos com quase 10 mil horas – um ganho de 125% - e o revestimento apresenta pouco desgaste. Antes da instalação tínhamos dúvida se as placas resistiriam ao transporte de pedras maiores (matacos), o que até o momento se mostra possível”, explica o gerente de Produção da Sarpav, Luciano Neri. 

Além disso, as placas de desgaste absorvem o choque dos impactos melhor do que o aço, sendo possível atenuar o ruído de 10 a 15 decibéis, o equivalente a reduzir o ruído em 50%. “É possível sentir a diferença até dentro da cabine dos caminhões. Notamos a diminuição do ruído e das vibrações, e uma melhora imediata na condição e na qualidade de trabalho de nossos operadores”, afirma Neri.

“Desenvolvido para dissipar e absorver a energia cinética do impacto dos materiais, o revestimento protege e conserva a caçamba, além de beneficiar outros elementos do caminhão como rolamentos, transmissão, pneus e chassi, além de reduzir em 20% o custo com manutenção e com equipamento danificado”, destaca o executivo da Metso. Com isso, os caminhões fazem menos paradas para a manutenção e a substituição de peças também é reduzida em 15%.