John Deere investe US$ 40 milhões, amplia fábrica e inicia produção de motoniveladoras no Brasil

Companhia nacionalizou produtos que trazem versatilidade e tecnologia ao mercado

Por Conexão Construção 29/10/2020 - 13:15 hs
Foto: John Deere
John Deere investe US$ 40 milhões, amplia fábrica e inicia produção de motoniveladoras no Brasil
Modelos 670 tem motor de 9 litros para ganho de produtividade

A John Deere Brasil está iniciando a produção de motoniveladoras na fábrica de Indaiatuba (SP), que demandou investimentos de US$ 40 milhões, com ampliação de 12 mil m² para acomodar a nova linha de montagem. Trata-se de mais um importante passo da divisão das máquinas amarelas no planejamento de longo prazo da companhia no País.

“Esta nacionalização é essencial porque as motoniveladoras são versáteis e estão no centro das principais obras de infraestrutura, que é a base para muitos setores da economia, tais como logística, agricultura, construção civil, saneamento básico, dentre outros. Portanto, desenvolver a infraestrutura significa contribuir diretamente para a retomada do crescimento econômico, o desenvolvimento social, na redução do custo Brasil e, consequentemente, para o aumento da competitividade”, afirma Adilson Butzke, diretor de vendas da divisão Construção da John Deere na América Latina.   

No primeiro semestre deste ano, houve um crescimento de mais de 30% nas vendas de máquinas da linha amarela, em comparação ao mesmo período em 2019, segundo a Sobratema, principal entidade do setor. “O mercado brasileiro de máquinas de construção vive um bom momento. Certamente o novo equipamento vai aportar muito mais valor aos negócios dos nossos clientes”, diz Butzke.

Produção nacional contará com três modelos

Serão três modelos de motoniveladoras, 620G, 670G e 770G, que possuem o que há de mais tecnológico nas operações e permitem ampla disponibilidade e suporte no pós-venda oferecido pela empresa. A série G entrega maior eficiência e potência na medida certa. Os modelos 670 são equipados com motor de 9 litros para ganho de produtividade e as 620 são máquinas menores e mais econômicas. Toda série possui o modo Eco que, quando ativado, reduz a rotação do motor e otimiza o consumo de combustível. A cabine das motoniveladoras da John Deere também oferece mais visibilidade da operação, melhorando a ergonomia do operador. 

“Sem contar que, seja no canteiro de obras, em atividades agrícolas ou na construção de estradas, o suporte conectado John Deere e a assistência da rede de distribuidores fazem a diferença para os clientes”, pontua Thomás Spana, gerente de vendas da divisão para o Brasil.

Melhorias nas escavadeiras

A John Deere também está dando mais um passo no desenvolvimento tecnológico de suas escavadeiras. Neste produto, a companhia realizou ajustes para aumentar a estabilidade das esteiras, inserir um novo pacote de iluminação adicional para mais visibilidade em ambientes fechados e operações noturnas. Além disso, foi inserida uma tampa de válvula de controle que oferece proteção do comando hidráulico em operações mais severas; ajustes na câmera de ré para uma dar mais visualização da área operacional para manobras, que resultam em segurança nas operações; e mudanças externas nos adesivos, com um design mais moderno. A companhia também está com uma nova família de caçambas, com ângulo de ataque e redução da massa (peso) de até 30%, melhorias essas que tornam a escavadeira mais eficiente e garantem menor consumo de combustível por conta do modo Eco de potência.

Os equipamentos contam com o JDLink™ - software da John Deere para o gerenciamento das operações da máquina de qualquer lugar e a qualquer instante; e podem ser conectadas ao Service ADVISOR™ Remote - ferramenta que permite ao distribuidor conectar-se à máquina para realização remota de diagnóstico e análise de dados de desempenho do equipamento. Juntas, essas ferramentas formam um pacote integrado de soluções tecnológicas, o John Deere WorkSight™. 

John Deere é uma das marcas mais valiosas do mundo

A marca John Deere é a 89ª mais valiosa do mundo, de acordo com a edição de 2020 do ranking 100 Melhores Marcas Globais, uma iniciativa da Interbrand – uma consultoria de marca global com mais de 40 anos no mercado. Desde 2011, a companhia se classifica na lista e foi rankeada com um valor de marca de US$5,3 bilhões esse ano.

O ranking global leva em consideração três fatores: o desempenho financeiro da empresa, a influência da marca nas decisões de compra dos clientes e a força competitiva da empresa. Este ano, o relatório da Interbrand também trouxe apontamentos sobre o “efeito Covid” e suas consequências no mercado. Especialmente em tempos de pandemia, tornou-se ainda mais evidente a importância de as empresas manterem um relacionamento de confiança com seus clientes e, por meio do ranking, é possível avaliar pontos a serem aprimorados.

“Nossa presença e afinidade com os mais diversos mercados, com compreensão da operação específica de cada região, é o que nos diferencia e aumenta a confiança dos clientes. Durante esse ano tão sensível, buscamos utilizar as ferramentas tecnológicas disponíveis para nos manter próximos de nossos consumidores, atendendo às suas necessidades. Receber esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo e de constante aprendizado”, pontua Elisa Pimenta, embaixadora da marca John Deere na América Latina.