A energia solar e a construção do imóvel

Por Conexão Construção 24/01/2018 - 13:13 hs
Foto: Blue Sol

Ruy Fontes*  

Gerar a própria energia através de um sistema fotovoltaico (SFV) é um desejo crescente entre a população. Muito dos clientes que buscam a Blue Sol para orçarem o seu sistema, o fazem na hora em que estão construindo as suas casas.

Mas é possível dimensionar um SFV antes que a construção esteja pronta? Quais as informações necessárias e quais as vantagens que isso apresenta para o projeto do sistema?

Além de possível, dimensionar o SFV em conjunto com o projeto da casa é muito benéfico para a futura instalação e desempenho do sistema. A razão é que, quando o projeto do SFV é desenvolvido paralelo ao projeto da casa, os engenheiros têm a liberdade de faze-lo de maneira otimizada. Mas o que isso significa?

Quer dizer que, assim, a equipe poderá decidir qual a melhor orientação e inclinação para o telhado onde serão instalados os módulos fotovoltaicos, além de sugerir o espaço mais indicado e seguro para alocar o inversor e demais equipamentos, reduzindo a quantidade de cabos usados e garantindo um SFV devidamente alocado e integrado à residência.

Dessa forma, o melhor momento para o cliente solicitar o orçamento do seu sistema é antes de finalizar o projeto da sua nova casa ou antes que a laje esteja concretada. Tudo isso resultará na redução de custo e tempo para a instalação do SFV, além de garantir uma maior eficiência do mesmo, aumentando a sua lucratividade e reduzindo o tempo de retorno em seu investimento.

Projeto civil e elétrico

Entretanto, muitos dos clientes que buscam a tecnologia já estão mais avançados na construção de suas casas, as vezes já contando com o projeto civil e elétrico elaborados.

Quando os projetos arquitetônico e civil já estão prontos, com a estrutura da casa definida, a equipe de engenharia deverá então, munida desses documentos, estudar diversas informações necessárias para a futura instalação.

A primeira delas é o telhado da casa, onde serão fixados os módulos fotovoltaicos. Fatores como a orientação e inclinação, tipo (metálico, fibrocimento, outros), armação, área disponível e possíveis sombreamentos são algumas das informações analisadas.

A equipe deverá avaliar também o suporte (vigas) da construção, a fim de certificar qual o peso que poderá suportar, bem como as áreas disponíveis para acomodação do inversor interativo.

A partir do projeto elétrico, a equipe irá averiguar as informações necessárias para a instalação elétrica do sistema fotovoltaico. Serão conferidos, nessa parte, os eletrodutos disponíveis na obra e o padrão de entrada da casa (mono, bi ou trifásico, disjuntores e amperagem usados), além do local de instalação do quadro de distribuição geral e o disjuntor de entrada.

Consumo e dimensionamento

Um dos pontos mais importantes, senão o mais importante, a ser destacado quando falamos nesse assunto é a forma como será feito o dimensionamento do SFV. Afinal, se ainda não existe consumo elétrico, como calcular a geração do sistema?

Porém, embora o consumo exato não possa ser estipulado, é possível chegar a um valor bem próximo através do estudo e cálculo de alguns fatores que interferem diretamente nessa demanda.

O padrão de consumo do cliente é o primeiro, e mais fácil, método para podermos chegar ao tamanho aproximado do futuro SFV, e consiste em analisar a média de consumo da antiga propriedade do cliente.

No entanto, o consumo da nova residência não irá, necessariamente, corresponder ao da antiga. Então, para calcular mais precisamente o tamanho do sistema, a equipe também deverá fazer uma análise dos equipamentos elétricos de maior potência que serão usados, como chuveiro elétrico, ar condicionado, eletrodomésticos, bombas d’água, entre outros.

Por fim, a análise da quantidade de pessoas que irão morar na casa e a rotina delas também fazem parte dos dados analisados. Caso os habitantes sejam um casal que pretende ter filhos no futuro, dimensionar o sistema já pensando nesse aumento do consumo é sempre o mais recomendado ao invés de expandi-lo mais adiante.

Todavia, o dimensionamento do sistema também varia muito de acordo com o perfil de cada cliente. Alguns solicitam um SFV para suprir determinado consumo em kWh, outros superdimensionam o projeto e cobrem todo o telhado com módulos, ou ainda aqueles, mais precisos, que solicitam um projeto feito de acordo com a metragem da obra.

Instalando o sistema

Outro ponto importante a destacar é qual a melhor hora de instalar SFV. Muitos clientes desejam instalar o sistema juntamente com a construção da casa, o que, apesar de possível, traz alguns riscos que precisam ser previamente abordados.

Um canteiro de obra é um local perigoso para um conjunto de equipamentos de alto valor agregado como os que compõem o SFV. Por isso, averiguar as condições de armazenamento e segurança física dos mesmos é crucial para que não haja nenhuma surpresa desagradável.

Uma vez que o local da obra ficará desocupado em determinados períodos, a segurança contra o furto dos equipamentos também é outro fator que determina a validade ou não da instalação do sistema nessa fase do projeto da casa.

Entretanto, mesmo que o arranjo fotovoltaico e o inversor já possam ser instalados, nenhuma energia poderá ser aproveitada caso a parte elétrica da casa não esteja pronta, a qual geralmente é finalizada em uma fase mais avançada da construção.

No geral, o recomendado é que, por se tratar de um produto com alto valor agregado, o sistema fotovoltaico seja o último subprojeto a ser executado na obra, podendo assim já ser conectado à rede e começar a gerar os créditos energéticos e a economia na conta de luz.

(*) Ruy Fontes é analista de Marketing da Blue Sol Energia Solar