Válvula elimina a necessidade de ventilação secundária em esgoto

Por Conexão Construção 16/11/2017 - 17:31 hs
Foto: Astra

A Astra lançou a válvula de admissão de ar (VAA), que tem como função permitir a entrada de ar na tubulação de ventilação do esgoto, substituindo as colunas e ramais de ventilação secundária. Com a utilização da VAA é possível equalizar a pressão interna do sistema de esgoto, com a finalidade de preservar os fechos hídricos do sistema sanitário. Assim, os fechos hídricos exercem a sua função de não permitir a saída de gases, odores ou líquidos para os ambientes.

Segundo o fabricante, entre as vantagens do uso da VAA estão, além da eliminação da necessidade de ventilação secundária, a redução do custo de mão de obra e tempo de instalação, a não necessidade de perfurações na laje - o que minimiza as chances de patologias - a ampla redução na ocupação dos shafts e a equalização da pressão interna da tubulação, que evita com que o fecho hídrico se rompa.

O produto pode ser instalado em diversos lugares de ventilação, como interior de shafts, forros e sancas, gabinetes embutidos na alvenaria ou de forma aparente (sempre respeitando a ventilação renovável mínima de 20cm²). O dimensionamento da VAA deve ser calculado aplicando o mesmo procedimento de cálculo de ventilação da NBR 8160:1999.