Evento em Fortaleza (CE) discute energia renovável e sustentabilidade

All About Energy 2017 prossegue até sexta-feira

Por Conexão Construção 05/10/2017 - 09:19 hs
Foto: Paulo Barros/Governo do Piauí
Evento em Fortaleza (CE) discute energia renovável e sustentabilidade
All About Energy já está em sua décima edição

Começou ontem em Fortaleza (CE) a 10ª Edição da Feira Intersetorial e  Congresso Internacional de Energia Renovável e Sustentabilidade All About Energy, que prossegue até sexta-feira no Terminal Marítimo de Passageiros do Porto de Mucuripe.  O congresso tem como tema central “O Futuro da Energia: Fontes Renováveis e Consumo Sustentável”, discutido em quatro áreas principais: energia eólica, energia solar, bioenergéticos e consumo sustentável.O evento é uma realização do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne) e a All About Eventos.

Os parques eólicos off-shore, com torres instaladas no leito do mar, serão, pela primeira vez, tema de debates no evento. “Isso pode trazer um tremendo incremento para o potencial do Ceará e do Rio Grande do Norte, que têm condições geográficas favoráveis. O que nos falta é a regulação e experiência operacional”, afirma Jean-Paul Prates, diretor-presidente do Cerne.

O governador do Piauí, Wellington Dias participou, da cerimônia de abertura do evento e proferiu palestra sobre o potencial eólico do Piauí e os planos para o desenvolvimento do país por meio das energias renováveis. “O encontro é importante para divulgar o potencial do Piauí, na véspera de um leião que acontecerá em dezembro. O Piauí tem investidores do mundo todo e este é um momento de aproveitamento. Para se ter uma ideia, dos 300 projetos apresentados no leilão, que acontecerá em dezembro, 150 são focados no Piauí. Estive neste ano visitando eventos nacionais e internacionais para apresentar dados e despertar o interesse dos investidores. Isso significa mais investimento e mais geração de emprego e renda”, destacou Wellington.

O governador diz que, além do Piauí, todo o país tem grande potencial de crescimento no setor energético. “A perspectiva é que a integração de energia eólica e solar, com pequenos, médio e grande, com a rede de conexão que temos, permita algo como 20 gigawatts, que é duas vezes o que o Brasil produz hoje. É claro que isso leva tempo, mas o que está programado, já com investimentos em andamento, vai nos levar aos seis gigas por volta de 2022. Estou bastante animado e confiante de que a energia limpa é o caminho para o Brasil”, disse.

Mais informações sobre o evento: http://allaboutenergy.com.br/