Piauí quer retomada das obras da Ferrovia Transnordestina

Governador do Estado participou de uma reunião em São Paulo para discutir o assunto

Por Conexão Construção 05/10/2017 - 09:05 hs
Foto: Divulgação/Governo do Piauí
Piauí quer retomada das obras da Ferrovia Transnordestina
Reunião discutiu a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina

O governador do Piauí, Wellington Dias, participou de uma reunião essa semana (03/10) em São Paulo, com o presidente da empresa Transnordestina, Sérgio Leite, sobre a retomada das obras da Ferrovia Transnordestina. Segundo o governador, já está pronto o relatório que faltava para que o Conselho Interministerial consiga, junto ao Tribunal de Contas da União, a retomada das obras da ferrovia. O estudo de viabilidade técnico, econômico e ambiental também já estaria pronto, viabilizando o prosseguimento da obra. 

O projeto de construção da Transnordestina revê 1.753 quilômetros de ferrovia, beneficiando 81 municípios – 18 no Piauí, 28 no Ceará e 35 em Pernambuco. São 395 km de ferrovia em território piauiense. Quando concluída, a obra integrará uma importante rota de escoamento da produção, interligando-se aos portos de Pecem, no Ceará, e de Suape em Recife, Pernambuco.

A estimativa do governo do Piauí era de que a obra recebesse em 2017 investimentos em torno de R$ 560 milhões, oriundos da União e da iniciativa privada. A ferrovia tem estimativa de conclusão para o ano de 2019.

“Essa obra é importantíssima. Ela já possui uma parte concluída no Piauí, que passa pelo município de Trindade, em direção a Pernambuco, passando por Paulistana, Jacobina do Piauí e seguindo em direção a Eliseu Martins. Já temos parceiros da iniciativa privada que devem se somar em condições de seguir com a obra. Por outro lado, o Piauí é o Estado onde as obras estão mais adiantadas. Nossa expectativa é de que os trabalhos sejam retomados até o final deste ano, o que significa a geração de emprego e renda", afirmou o governador.