Abece oferece curso sobre Radier no Nordeste

Dirigido a profissionais que atuam no desenvolvimento e execução de projetos estruturais e estudantes

Por Conexão Construção 12/09/2017 - 16:19 hs
Foto: Abece

Com o objetivo de transmitir informações e técnicas que permitem escolher o tipo de radier adequado, fazer o seu dimensionamento e executá-lo de maneira correta, a Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece) leva para mais duas capitais (Recife e Natal) o curso Radier - Projeto e Execução, ministrado pelo Prof. Fábio Albino de Souza. Com 12 horas-aulas, o curso é dirigido a projetistas de estruturas e profissionais que atuam no desenvolvimento e execução de projetos estruturais, além de alunos de pós-graduação e estudantes de graduação em etapas finais de curso.

Fazendo uso de linguagem simples e ilustrativa, o programa contempla os conceitos fundamentais sobre radier e suas principais vantagens em relação a outros tipos de fundação, detalhando os modelos de cálculo e os procedimentos de execução e aprofundando os conceitos de dimensionamento e aplicabilidade dos três tipos de radier mais utilizados: sem armadura, armado e protendido.

Fábio Albino de Souza é engenheiro civil, defendeu mestrado em 2013 na FEC-Unicamp e CEO EBPX (Escritório Brasileiro de Protensão). Frequentou cursos de protensão na tradicional Imperial College London e, em 2010, recebeu uma das maiores certificações em protensã, entrando para Certified, Field Personnel Directory (Level 1 Unbonded PT – Field Installation). Publicou dezenas de artigos em conferências internacionais, conferências nacionais e revistas especializadas. Em 2012, fundou e foi presidente do SELAP - Seminário Latino Americano de Protensão.

Foi professor de graduação na Metrocamp e orientou a equipe bicampeã do concurso APO no Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto) e vice-campeão mundial no ACI, em 2012, em Toronto - Canadá. Em 2014, criou a primeira pós-graduação em Elementos Protendidos do Brasil e, em 2017, lançou o TENDON APP, aplicativo para cálculo de estruturas protendidas, além do livro Radier: Simples, armado e protendido.

As aulas do curso Radier - Projeto e Execução acontecem das 19 às 22h, nas sextas-feiras, e das 8 às 17h nos sábados. Inscrições estão abertas nos links abaixo, onde é possível consultar os custos: 10 e 11 de novembro - Recife (http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3037); 24 e 25 de novembro - Natal (http://site.abece.com.br/index.php/fichas-de-inscricoes/3045). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3938-9400 ou e-mail abece@abece.com.br.